Connect with us

POLÍCIA

Fábio Abreu explica como será a atuação da Força Nacional no Piauí

Publicado

em

A violência cresce assustadoramente no Piauí, tendo ênfase maior na capital do estado – Teresina. Ainda sem políticas públicas eficazes na prevenção e combate à criminalidade, restou a Secretaria de Segurança do Estado pedir ao Governo Federal a ajuda para o combate ostensivo e repressivo aos índices de homicídios, roubo e furto. Para isso, foi pedido e acertado a vinda de cerca de 90 homens da Força Nacional Segurança (FNS), que já chegaram ao estado e começaram a atuar na capital durante a tarde desta segunda-feira (16).

Força Nacional na Secretaria de Segurança do Piauí (foto: Gil Oliveira).

Os homens da ‘Força’ foram apresentados às 15h desta segunda-feira em ato simbólico no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar do Piauí, no bairro Ilhotas. Na ocasião, além dos soldados da FNS, estiveram presentes o comanda da Força Nacional, capitão Alexandre Braga; o comandante da PM do PI, coronel Carlos Augusto; e o secretário de Segurança, Fábio Abreu.

Violência no Piauí
Pesquisas recentes, como a realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi), revelam o aumento da violência no Piauí. De acordo com dados do Sinpolpi, no ano de 2014 foram registrados 701 homicídios em todo o estado. Esse número é 41% maior do que o total de homicídios registrado no ano anterior, o de 2013, quando foram registrados 496 assassinatos. A maioria dos casos aconteceu na capital.

A Polícia Militar do Piauí e Polícia Civil, norteados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, também observaram os números da violência e através da análise desses dados, puderam analisar os períodos, locais, horários, reincidência e forma que esses crimes acontecem. A partir desses dados, foi elaborada um mapa com os principais pontos onde mais foram registrados furtos, roubos, homicídios e outros crimes.

Ação da Força Nacional
Em entrevista o ClubeSat, o secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, explicou como será a atuação e o objetivo do pelotão de elite da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“O objetivo principal é diminuir o índice de roubos, homicídios e furtos na capital. Nós estamos acompanhando diariamente os índices de criminalidade. De posse desses dados, nos reunimos com os policiais da Força Nacional e evidenciamos esse mapa criminal onde serão concentradas as ações”, explicou Fábio Abreu.

Publicidade

Para atuar no combate ao roubo de veículos e residências, o secretário destacou que os homens da Força Nacional vão ajudar aos policias militares. “Além de fazermos a distribuição da Força para esses pontos críticos, nós também readequamos nosso policiamento, fazendo assim uma junção de forças e, assim, conseguirmos fazer frente a essas ações criminosas”, disse Abreu.

Tomada de ‘bens’ dos criminosos
O secretário explica que além das ações nos pontos designados no mapa da violência, a Força Nacional e a Polícia Militar vão estar juntas no policiamento de rua, o que vai contribuir para redução de muitos crimes.

“Ganhamos um reforço na ação ostensiva. Através de ações como barreiras em prontos estratégicos podemos apreender armas e motocicletas que são os bens utilizados pelos criminosos para praticar assaltos e homicídios. A maioria desses jovens que praticam crimes, saem da periferia em motocicletas roubadas, muitos não têm habilitação, e portam apenas suas armas.  Caso consigamos apreender armas e esses veículos utilizados para o crime, já vamos está inibindo os crimes, porque esses criminosos precisam da arma de fogo e da motocicleta para realizar as ações. Por isso, vamos procurar tomar isso deles e ainda realizar os flagrantes”, afirmou Fábio Abreu.

Forma de atuação
O secretário explicou ainda que os policiais da Força deverão agir da mesma forma que os pelotões de elite da Polícia Militar do Piauí, como a Rone, Bope e Força Tática. “Eles agiram igualmente a um policial militar, não terão limitações. Poderão realizar prisões em flagrante e devidas autuações que couberam a cada caso”, revelou.

Permanência no Piauí
Os homens da Força Nacional devem permanecer por 90 dias, mas este prazo poderá ser renovado se houver necessidade. No estado do Alagoas, que viveu uma crise de violência parecida com está do Piauí, os homens da Força Nacional chegaram no local há dois anos e ainda permanecem por lá.

Publicidade
Na chegada, Policiais da Força Nacional procuraram casas para alugar em Teresina.

Além de realizar o policiamento em Teresina, os 90 componentes da Força poderão atuar em operações das policiais Civil e Militar, além de fazer ações ostensivas em toda região metropolitana, que envolve cidades como Altos, José de Freitas, União e Demerval lobão.

Força Nacional
A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do poder público ou for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada pelos melhores policiais e bombeiros dos grupos de elite dos Estados, que passam por um rigoroso treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal), em Brasília, que vai de especialização em crises até direitos humanos.

Atualmente, a Força Nacional atua em 44 missões em todo o país, estando além do Piauí e no Alagoas, nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso, dentre outros.

 

Fonte: Portal ClubSat

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS