Connect with us

POLÍCIA

Fiscais do Ibama, ex-funcionária da Semar e mais 8 são presos em Operação da Polícia Federal

Publicado

em

A Polícia Federal divulgou na manhã desta quarta-feira(26) o resultado da Operação Forjas deflagrada para reprimir a pratica de crimes ambientais e fraudes contra ordem de fiscalização ambiental. No Piauí, foram confirmadas as prisões de 11 pessoas entre elas, dois fiscais do Ibama e uma ex-funcionária da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar).

Segundo o delegado de Repressão ao Crime Organizado, Alexandre Uchôa, as pessoas que participavam do esquema falsificavam o Documento de Origem Florestal (DOF) ao informarem no sistema que a madeira retirada para a produção de carvão tinha origem no Piauí, quando na verdade a lenha era desmatada em outros estados, em áreas mais próximas de indústrias siderúrgicas. 

“Os mandados foram cumpridos em vários estados e os presos responderão pelos crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, advocacia administrativa, comercialização e transporte ilegal de madeira, entre outros. O valor total que calculamos ser necessário para recuperar todas as áreas desmatadas seria de R$ 53 milhões”, afirmou.

A delegada Lea Cecília Muniz, chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente, revelou que as investigações começaram a cerca de três anos. “Os produtores de madeira registram no sistema o DOF, que a lenha tinha origem no Piauí, onde ainda há muita área a ser explorada, mas tinha um esquema onde na verdade o produto era retirado de áreas próximas às indústrias que precisam de carvão e onde a extração é proibida, como nos estados da Bahia, Pernambuco, Goiás, Tocantins e Pará”, destacou.

 

Publicidade

Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS