Connect with us

POLÍCIA

Número de assaltos e arrombamento a bancos aumenta mais de 50% no Piauí

Publicado

em

O assalto ao Banco do Brasil na cidade de Castelo do Piauí, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (06/07) já é o segundo apenas nesta semana e em ambas os acusados usaram reféns como escudo-humano para se prevenirem de eventuais confrontos com a polícia.

O primeiro aconteceu na cidade de Jaicós, a 365 km de Teresina, onde um policial foi colocado em cima do capô de um carro durante a fuga dos homens que explodiram o cofre da agência. O número de ocorrências em 2015 já é maior do que todo o ano de 2014.

O aumento no número de ocorrências preocupa a categoria. “Se formos computar o ano todo, entre assaltos e arrombamentos já foram 27, em 2015. No ano passado foram só 18, já teve um acréscimo de 50%. Por causa disso a preocupação é muito grande, para os bancários trabalharem, pelos clientes do banco e também pela população da cidade”, disse ao O Olho Arimatea Passos, presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI).

Arimatea Passos / Foto: Vitor Sousa/O Olho

As consequências dos assaltos e arrombamentos também vão além da ação momentânea, de acordo com Arimatea. “Durante um certo período a cidade vai ficar sem banco, os aposentados não vão poder receber salários, o comercio deixa de vender porque o dinheiro desaparece da cidade. Isso preocupa não só o Sindicato dos Bancários, mas toda a população”.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Ainda de acordo com Arimatea Passos, desde 2012 existe uma lei estadual, formulada através da deputada Flora Isabel (PT), que obriga os bancos a criar dispositivos de segurança, ou amplia-los dentro da agência. “De uma certa forma isso vai inibir, não vai evitar os assaltos. Isso que a gente quer que faça”, completa.

Publicidade

Os bancos púbicos foram os que mais avançaram desde a criação da lei, segundo o presidente do sindicato, na criação destes dispositivos, no entanto bancos privados ainda oferecem resistências. “Você entra em alguns bancos privados e não tem nem porta de segurança. Você fica a mercê de quem quiser assaltar. Esperamos que possa avançar mais”.

 

O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS