Connect with us

POLÍCIA

Oito tentam fugir da Penitenciária de Esperantina; 3ª tentativa em três dias

Publicado

em

Ainda na manhã deste domingo (13) oito presos da penitenciária Luís Gonzaga Ribeiro, que fica no município de Esperantina, distante 174 km da capital, tentaram fugir da unidade prisional. A tentativa de fuga aconteceu por volta das 10h da manhã, quando os presos tentaram fugir da cela 8, no pavilhão D, mas foi frustrada por agentes que faziam a vistoria geral em um dos pavilhões.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Kleiton Holanda, os oito presos do pavilhão D já haviam cavado um túnel que seria utilizado durante a fuga. Ele contou ainda que os detentos foram separados e devem ficar isolados por mais de 30 dias respondendo a inquérito disciplinar.

Ainda de acordo com ele, à exemplo de outras penitenciárias do estado, a penitenciária de Esperantina está superlotada. “O local possui apenas 137 vagas e hoje abriga 330 presos, a maioria transferidos de Teresina. A situação se repete em outras penitenciárias e é preciso que seja resolvido isso, sob risco de novas tentativas ou até mesmo fugas concretizadas”, contou.

Esta é a terceira tentativa de fuga no sistema prisional do Piauí apenas no fim de semana. Ainda na sexta-feira (11), o policial militar que estava de sentinela na penitenciária Irmão Guido notou a movimentação no pavilhão A, acionou os outros policiais de plantão e conseguiram impedir a fuga de 20 detentos que tentaram sair da unidade através de um buraco na laje.

Já no sábado (12), na Casa de Custódia, os policiais da penitenciária conseguiram impedir a fuga de três detentos que aconteceu durante a manhã. Presos do Pavilhão H foram vistos por militares dispostos nas guaritas da prisão. Os presos conseguiram sair das celas e tiveram acesso ao piso superior da Casa.

Publicidade

Resposta
A Secretaria de Justiça (Sejus) informou que está ciente do problema de fugas e superlotação no sistema prisional do Piauí e diz que tem feito de tudo para reduzir o problema. Sobre a superlotação, a Sejus informou que a construção de novas penitenciárias pode ajudar na redução dos presos nas unidades prisionais, como  a construção e inauguração da Casa de Detenção de Altos, com capacidade de 122 vagas.

A Sejus informou também que constrói ainda a Casa de Detenção de Campo Maior, com capacidade de 140 vagas, e a Central de Triagem de Teresina, que terá 160 vagas disponíveis para os presos. Projetos realizados pelo órgão também dão conta da construção da Cadeia Pública de Altos, que terá capacidade para 600 presos, e outras penitenciárias nas cidades de Oeiras e Corrente.

 

G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS