Piauí registrou 99 homicídios em dois meses, diz Sinpolpi
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 22/07/14

Piauí registrou 99 homicídios em dois meses, diz Sinpolpi

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) divulgou nesta terça-feira o resultado da pesquisa sobre o número de homicídios registrados nos meses de maio e junho deste ano. Segundo a entidade, foram contabilizados 99 homicídios dolosos no Piauí.  Do total, o mês passado foi o mais violento com um total de 56 crimes contra 43 no mês de maio, um aumento de 13 assassinatos em números absolutos.

De acordo com o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, a pesquisa, que tem como base o número de notícias publicadas na imprensa, tem por finalidade medir o índice de violência e com estes dados, cobrar soluções para a redução dos casos, junto Governo do Estado.

A pesquisa do Sindicato mostra que a maioria dos crimes aconteceu na capital: 53 casos. Em maio foram registrados 22 homicídios em Teresina e 21 nos demais municípios do interior. Já no mês de junho foram registrados 31 na capital e os 25 restantes nas demais cidades.

Os dados mostram que em cerca de 60% dos crimes foram cometidos com arma de fogo (59 casos) e 32 com armas brancas. O Sinpolpi contabiliza ainda que os crimes praticados com outros instrumentos, espancamentos e estrangulamentos estão crescendo.

A pesquisa informa ainda que as vítimas, em sua maioria, tiveram ou estavam em débito com a lei ou cumprindo medidas punitivas. 31 vítimas se encaixam neste perfil: são detentos, ex-detentos, assaltantes, traficantes, adolescentes que já tiveram internações determinadas pela Justiça ou dependentes químicos.

A maior causa das mortes apontada pelo sindicato é o ajuste de contas. Nos dois meses citados 18 crimes se enquadram neste perfil e 21 deles não tiveram ainda os motivos revelados.

Teresina
Em Teresina, o maior número de casos foi registrado na zona Sul. Nos meses de maio e junho foram 20 homicídios dolosos; na zona Norte foram 14 crimes, na Leste 11 e na Sudeste oito casos.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍCIA

Mulher é presa com 60 papelotes de cocaína em Picos

Na tarde desta quinta-feira, 21, por volta das 12h, uma mulher identificada como Maria Valquíria da Conceição Menezes, 24 anos, foi presa com 60 papelotes de cocaína em sua residência

POLÍCIA

Domador de cavalo é intimado por maus-tratos no PI; assista flagrante

Um domador de cavalos da cidade de União (a 65 km de Teresina) foi intimado a prestar depoimento nesta quarta-feira (2) na Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente. A

POLÍCIA 0 Comments

Cozinheiro denuncia agressão de policiais militares por homofobia no Piauí

Um cozinheiro, de 38 anos, denunciou quatro policiais militares pelo crime de homofobia. Além dos PM’s, o ex-companheiro e a mãe também foram denunciados. Segundo a vítima, na última semana,