Piauí registrou 99 homicídios em dois meses, diz Sinpolpi
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 22/07/14

Piauí registrou 99 homicídios em dois meses, diz Sinpolpi

O Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) divulgou nesta terça-feira o resultado da pesquisa sobre o número de homicídios registrados nos meses de maio e junho deste ano. Segundo a entidade, foram contabilizados 99 homicídios dolosos no Piauí.  Do total, o mês passado foi o mais violento com um total de 56 crimes contra 43 no mês de maio, um aumento de 13 assassinatos em números absolutos.

De acordo com o presidente do Sinpolpi, Cristiano Ribeiro, a pesquisa, que tem como base o número de notícias publicadas na imprensa, tem por finalidade medir o índice de violência e com estes dados, cobrar soluções para a redução dos casos, junto Governo do Estado.

A pesquisa do Sindicato mostra que a maioria dos crimes aconteceu na capital: 53 casos. Em maio foram registrados 22 homicídios em Teresina e 21 nos demais municípios do interior. Já no mês de junho foram registrados 31 na capital e os 25 restantes nas demais cidades.

Os dados mostram que em cerca de 60% dos crimes foram cometidos com arma de fogo (59 casos) e 32 com armas brancas. O Sinpolpi contabiliza ainda que os crimes praticados com outros instrumentos, espancamentos e estrangulamentos estão crescendo.

A pesquisa informa ainda que as vítimas, em sua maioria, tiveram ou estavam em débito com a lei ou cumprindo medidas punitivas. 31 vítimas se encaixam neste perfil: são detentos, ex-detentos, assaltantes, traficantes, adolescentes que já tiveram internações determinadas pela Justiça ou dependentes químicos.

A maior causa das mortes apontada pelo sindicato é o ajuste de contas. Nos dois meses citados 18 crimes se enquadram neste perfil e 21 deles não tiveram ainda os motivos revelados.

Teresina
Em Teresina, o maior número de casos foi registrado na zona Sul. Nos meses de maio e junho foram 20 homicídios dolosos; na zona Norte foram 14 crimes, na Leste 11 e na Sudeste oito casos.

Fonte: Cidade Verde

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍCIA 0 Comments

Cresce 30% número de animais apreendidos em rodovias do Piauí

Animais na pista são uma das principais causas de acidentes nas estradas do Piauí, o que provoca medo entre os motoristas. Só este ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recolheu

MUNICÍPIOS

Taxa de criminalidade tem queda por segundo mês consecutivo em Pio IX, Diz Polícia

Dados divulgados pela Polícia Civil do município de Pio IX, apontam queda na taxa de criminalidade na cidade por dois meses consecutivos. Existe um trabalho realizado em cooperação com a

POLÍCIA

Polícia conclui inquérito e indicia 27 por fraude no concurso da Polícia Civil

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) concluiu o inquérito da Operação Infiltrados, que apura a fraude no concurso público de agente da Polícia Civil, realizado em 2012. Ao