Connect with us

POLÍCIA

Piauí tem um PM para 796 habitantes, a segunda pior média do país

Publicado

em

Teresina registrou recentemente dois homicídios em uma hora. Os assassinatos ilustram uma triste estatística e colocam o Piauí como o estado que apresentou maior aumento no número de homicídios dolosos de 2013 a 2014, segundo levantamento do G1 baseado em dados das secretarias de segurança pública estaduais.

No primeiro ano, ocorreram 501 crimes contra a vida e no ano seguinte, o número subiu para 659, um aumento de 31% nos assassinatos. Nos dois crimes registrados na noite de 8 de julho, as vítimas foram mortas a tiros e tinham entre 17 e 18 anos. No dia anterior, outro jovem já havia sido assassinado na Zona Sul da capital.

O mesmo relatório traz outro dado que reflete a sensação de insegurança: o Piauí é o segundo estado com menor número de policiais em relação ao total da população dentre os estados brasileiros: são 4.015 para uma população de 3.194.718, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2014, ou seja, um PM é responsável por cerca de 796 pessoas.

No país, o pior índice é encontrado no Maranhão, onde há um policial militar para cada 816 pessoas.

“A bala não matou apenas meu irmão, mas sim toda a família”, disse o estudante Joabson do Nascimento, de 18 anos, irmão de Paul Inccy Vieira do Nascimento, de 17 anos, assassinado no bairro Vila Nova. O jovem foi morto no início da tarde de terça-feira (7), quando levava o almoço para o pai que estava trabalhando.

Publicidade

A família de Paul Inccy Vieira do Nascimento culpa o governo do estado pela falta de segurança. Revoltado, o irmão da vítima afirmou que se existisse mais policiamento preventivo nas ruas, o adolescente não teria morrido.

“Na nossa região não tem policiamento, a coisa mais difícil é a gente encontrar um policial fazendo ronda. A polícia poderia fazer mais abordagens, dessa forma os bandidos não andariam armados ou seriam presos, e meu irmão poderia estar entre nós agora”, falou Joabson da Silva.

De acordo com o delegado Humberto Mácola, da Delegacia de Homicídios, Paul Inccy pode ter sido morto por um acerto de contas. “Ainda é prematuro afirmar algo, mas, pelas características, foi um acerto de contas, pois os criminosos já chegaram atirando e não falaram nada”, contou.

Déficit de policiais
Se o número de militares é considerado insuficiente, quando se trata de policiais civis a situação do estado é ainda mais grave: há 871 policiais civis no estado – o que corresponde a apenas um agente por 3.668 habitantes. Um déficit, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), de 1.500 policiais.

Delegacia de Cristino Castro só é aberta uma vez por semana  (Foto: Patrícia Andrade/G1)Delegacia de Cristino Castro só é aberta uma vez por semana (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Algumas cidades não contam com nenhum agente da Polícia Civil que é responsável pelo registro de Boletins de Ocorrência, investigações e elucidações de crimes.

Em março, o G1 mostrou a situação da delegacia de Cristino Castro, ao Sul do estado. A unidade policial só abre uma vez por semana porque não há policiais civis e o escrivão sai de outra cidade para atender a demanda. Na mesma época, uma reportagem revelou também que pelo menos 34 dos 224 municípios estavam sem delegado.

Publicidade

O que diz o governo
A Secretaria Estadual de Segurança Pública disse que já houve uma redução significativa no Piauí e em Teresina em relação aos números de homicídios dolosos. Segundo a pasta, nesses seis meses de 2015, a queda chegou a 6% no estado e a 22% na capital, se comparado com o mesmo período do ano passado.

O governo informou ainda que semanalmente analisa os números de criminalidade no Piauí, para planejar, junto à Polícia Militar e Polícia Civil, uma ação mais efetiva nas regiões com maior incidência de crimes.

Outra medida que será adotada pela secretaria será o monitoramento por vídeo de ruas e avenidas de maior circulação de pessoas em Teresina. O projeto está em andamento e deve ser implantado ainda neste ano.

Sobre o baixo efetivo policial, a Secretaria Estadual de Segurança Pública afirma que aguarda a nomeação de 200 policiais civis, 49 delegados e 400 policiais militares, o que deve amenizar a situação.

 

Publicidade

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS