Connect with us

MUNICÍPIOS

Pistolagem volta a assombrar a população de São Julião; mais um político assassinado

Publicado

em

A morte do ex-candidato a vereador da cidade de São Julião (no Sertão Sudeste do Piauí – a 382 quilômetros de Teresina) Vanderley José de Sá, 27 anos, mais conhecido por Leizinho, volta a preocupar os moradores do Sertão do Piauí.

NOTÍCIA RELACIONADA:
– Ex-candidato a vereador é executado com dez tiros

A região é apelidada de “Área da Pistolagem”, conhecida pelos crimes de execução e por quase a totalidade desses não terem autores conhecidos. A falta de segurança pública na região e o medo de denúncias ajudam a tornar os casos insolúveis e a ampliar o número de habitantes andando armados.

Leizinho foi executado por volta das 20h desta quarta-feira (25) quando estava em uma moto Honda CG Fan, preta, na Praça Dois Corações, entrada da cidade de São Julião, em frente ao Hospital da cidade.

Dois homens, que também estavam em uma moto, cor e placa não anotadas, se aproximaram da vítima e deram, segundo testemunhas, no mínimo, dez tiros de pistola.

Publicidade

Leizinho caiu sobre a moto, continuando a ter o corpo crivado de balas, principalmente na cabeça e no tórax. Os autores fugiram com destino ignorado. A vítima teve morte no local.

O delegado da cidade de Fronteiras (localizada a 29 quilômetros de São Julião), Bruno Meyer, não descarta nenhuma possibilidade para o crime, mas, pela quantidade de tiros e pelo modus operandi da execução, a possibilidade de pistolagem é a mais levada em conta.

“Ainda é muito cedo para entrarmos em detalhes. Estamos intimando pessoas e testemunhas, principalmente parentes”, destacou o delegado enquanto providenciava o translado do corpo de Lezinho para ser periciado no Instituto Médico Legal de Teresina. “Só depois da perícia é que poderemos dar mais detalhes sobre o assassinato”.

Leizinho trabalhava como cobrador e constantemente realizava viagens para fora da cidade. Era casado e pai de uma filha de quatro anos.

EXECUTORES AGIRAM NA FRENTE DE DEZENAS DE PESSOAS

Publicidade

Um dos fatos que ajudam a potencializar a morte de Vanderley Silva, o Leizinho, como sendo um crime de pistolagem, foi a maneira rápida e precisa que os assassinos chegaram no local e realizaram o crime.

Testemunhas ouvidas pelo O Olho destacaram que a execução ocorreu em um lugar e horário bem movimentados e que os executores agiram rapidamente, sendo muito parecido com ação de quem está acostumado a realizar aquele tipo de serviço.

Esse foi o segundo crime de execução este ano na região. Assim como os dois deste ano e vários outros nos anos anteriores dois fatos são marcantes: tudo é resolvido à bala e raramente os executores são presos.

VÍTIMA FOI DETIDA NO CASO EMÍDIO REIS

Vanderley da Silva foi um dos homens detidos durante as investigações do caso Emídio Reis, até hoje o crime que mais chocou a cidade de São Julião, visto que a vítima foi sequestrada, trucidada e enterrada viva.

Publicidade

O então ex-vereador e ex-candidato à prefeitura da cidade, Emídio Reis da Rocha foi encontrado morto no dia 5 de fevereiro de 2013 na zona rural da cidade de Pio IX, seis dias depois de desaparecer na cidade de Picos (a 307 quilômetros de Teresina).

FOTO | Vanderley quando foi detido investigado no Caso Emídio Reis; Foto: Fronteiras OnLine

Até hoje o vice-prefeito de São Julião, Francimar Pereira, está preso, acusado de ser o mandante do crime. Na época Vanderley Sá foi detido e algemado, acusado de envolvimento na trama que culminou com a morte de Emídio Reis.

O suposto envolvimento de Lezinho no Caso Emídio Reis se deu porque ele era aliado do político executado e, dias antes das eleições de 2012, passou para o lado adversário, encabeçado pelo então prefeito José Neci e por Francimar Pereira.

Inclusive, no resultado das eleições no site do Tribunal Superior Eleitoral, Lezinho era filiado ao PMDB, partido de Emídio Reis, não obtendo nenhum voto.

Faltando um dia das eleições de 2012, Lezinho foi atingido por dois tiros em uma discussão política nas proximidades da barragem de Piaus (a seis quilômetros do Centro). Nesse dia ele acompanhava Francimar Pereira.

Segundo testemunhas os tiros eram para atingir o então candidato a vice-prefeito, sendo esses um dos fatos-chave, segundo a Polícia Civil em inquérito policial que apurou a morte do ex-candidato, teriam culminado com o plano de executar Emídio Reis.

Publicidade

O autor dos disparos na época da campanha contra Lezinho foi Francisco João de Sousa. Em 17 de junho do ano passado foi absolvido pelo crime usando a tese de legítima de defesa.

Desde o ocorrido contra Lezinho o filho de Francisco Sousa, Maciel Sousa, teria desaparecido, sendo que até hoje seu paradeiro é desconhecido.

O delegado Bruno Meyer, que investiga o caso, diz que em um primeiro momento essa execução não tem ligação com o Caso Emídio Reis, senão Lezinho estaria preso, mas que ainda acha estranho o sumiço de Maciel Sousa. Essa é outra forte linha de investigação sobre possível autoria do assassinato.

DOIS POLICIAIS FAZEM A SEGURANÇA DA CIDADE

Detalhe em vermelho: localização de São Julião / Imagem: IBGE

Somente dois policiais militares fazem a segurança da cidade de São Julião. Mesmo sendo palco de constantes crimes de agressões, assassinatos e execuções a cidade não tem delegacia.

Apenas o Grupamento da Polícia Militar (GPM) é responsável pela segurança das zonas urbana e rural de São Julião, que tem, segundo o IBGE, 5.571 habitantes (mais da metade dela na zona rural).

Publicidade

O GPM é composto por apenas dois homens: o sargento Amâncio e o soldado Pereira fazem a segurança na cidade, às vezes revezando-se em plantões.

A delegacia mais próxima que atende São Julião é a da cidade de Fronteiras (a 29 quilômetros de distância), também responsável pela segurança das cidades de Alegrete do Piauí, Alagoinha do Piauí e Pio IX, justamente os municípios que complementam a chamada “Área da Pistolagem” no Sertão piauiense.

Nos últimos cinco meses a região estava sendo vítima de vários assaltos contra loterias, postos de combustíveis e também a comércios.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS