Connect with us

POLÍCIA

PM-PI faz mapa da violência e intensifica o policiamento

Publicado

em

A Polícia Militar preparou um esquema especial de segurança para as eleições. A PM-PI tem um mapa da violência nas eleições destacando os municípios onde será intensificado o policiamento para evitar conflitos ou crimes eleitorais. Segundo o esquema de policiamento, os municípios mais distantes terão tropas se deslocando a partir da quarta-feira desta semana. Nestas localidades ainda será empregado o contingente dos batalhões mais próximos. Onde historicamente tem violência durante a eleição, como Batalha, Barras, Campo Maior, Parnaíba, a polícia estará preparada para atender qualquer ocorrência.
Segundo o coronel PM Renato Alves, são comuns denúncias de difamação, calúnia ou injúria nas eleições. Mas existem crimes como compra de votos, abuso de poder econômico, boca de urna e transporte de eleitores que serão combatidos pela PM em parceria com a Polícia Federal, Exército e Polícia Rodoviária Federal. De acordo com a legislação eleitoral, é passível de prisão aqueles que cometem crime eleitoral como, boca de urna ou compra de voto. Já o eleitor pode ser preso em duas situações: por determinação judicial ou flagrante de delito.
Para montar o esquema de policiamento foram realizadas três reuniões juntamente com a Justiça Eleitoral para a elaboração do plano de segurança das eleições. De acordo com o coordenador de operações da PM, tenente coronel Jaime Oliveira, a polícia irá trabalhar em três etapas, o policiamento em Teresina e regiões arredores; o deslocamento de homens da capital para o interior e do interior para o interior.
Em Teresina, uma equipe de 277 policiais militares vai atuar nas cinco zonas eleitorais. Para os treze municípios que compreendem a grande Teresina como Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária e União serão disponibilizados 197 homens.
Os PMs que irão se deslocar para o interior do Estado saem de Teresina no dia 2 de outubro. Serão disponibilizados um efetivo de 1.609 homens (de soldados a subtenentes) e 94 oficiais superiores (coronéis e majores). Estes irão se deslocar já com suas diárias garantidas.
A Polícia Militar também se preparou para fazer o re-manejamento de homens dentro da própria área do município, como por exemplo, de Par-naíba para Buriti dos Lopes, caso seja preciso. Um efetivo de 342 homens deve atuar dentro deste esquema.
Conforme o coronel Renato Alves, algumas cidades devem trabalhar em conjunto- PM e Exército ou até PM, Exército e PF. A PM ficará responsável pelos locais de votação e o policiamento dentro da cidade. Cada local de votação terá pelo menos um policial e um patrulhamento móvel dando apoio. O objetivo é fiscalizar todos os locais e atender as ocorrências em comum acordo com os juízes das comarcas de cada município.
A expectativa é a de que não haja muitas disputas localizadas, já que esta eleição é diferenciada, é em nível nacional.
Fonte: Diário do Povo
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS