Connect with us

POLÍCIA

Polícia afirma que campanha de jovem com leucemia é fraude

Publicado

em

O skatista Zacarias Godim Luis, 20 anos, teria enganado muitas pessoas com uma campanha supostamente fraudulenta. A informação é do delegado geral, Riedel Batista. A iniciativa #AjudaZac está sendo compartilhada nas redes sociais desde a semana passada e vem mobilizando internautas.

Segundo um blog criado pelo jovem e por amigos, Zacarias foi diagnosticado com leucemia aguda e criou uma campanha de doações na internet para que ele arrecadasse dinheiro para um tratamento da doença em São Paulo. O objetivo era conseguir R$ 9 mil, mas somente 2,22% do valor, pouco mais de R$ 300, foram doados.

De acordo com o site de doação online, o skatista teria perdido a mãe vítima do mesmo câncer de Zacarias. O jovem chegou a produzir um video pedindo ajuda e descrevendo como a doença foi diagnosticada.

O PortalODIA falou com Lícia Valéria, integrante da ONG Grambre, que estava ajudando na campanha de arrecadação online. Segundo ela, todos foram pegos de surpresa. “Quando soubemos que era uma fraude, fomos até a casa dele, que já tinha fugido levando todos os documentos apresentados como prova da doença”, conta Lícia.

Além de mobilizar a imprensa em prol da campanha, Zacarias teria conseguido também apoio de empresários, grupos de igrejas e famílias inteiras que estavam dispostas a ajudar. A ONG Grambre planejava fazer uma feijoada para aumentar o arrecadação. “Depois que soubemos da farsa viemos procurar um advogado para saber como proceder, pois também fomos vítimas”, diz Lícia.

Publicidade

Segundo o delegado geral Riedel Batista, a investigação do caso teve início depois que uma médica o procurou para denunciar que a sua assinatura e o CRM em um dos laudos apresentados por Zacarias eram falsos. “Ele pode até estar doente, mas não é de leucemia e nem da forma como disse”, afirmou o delegado.

Em sua página no Facebook, o jovem publicou no dia 13 de fevereiro um texto com a foto de uma receita para aplicação de morfina. “Aí vem aqueles momentos onde só morfina alivia sua dor. Coração acelera, o corpo treme, vista embaça mas aí tudo alivia. Aos poucos. Experiência nada agradável. Há, não to aqui pra me promover através do meu sofrimento, to aqui pra mostrar que a gente não é nada se não estiver sempre de cabeça erguida em qualquer situação. Espero ter ajudado. Abraços”, postou.

A conta de Zacarias foi bloqueada e ele não poderá receber novas doações. Riedel Batista disse que as pessoas interessadas em receber o dinheiro de volta devem procurar o delegado que ficará responsável pelo caso, mas não informou qual será.

 

Fonte: Portal O Dia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS