Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Polícia do PI descobre garimpo clandestino de diamantes e apreende pedras preciosas

Publicado

em

Sete pessoas foram detidas durante uma operação de combate ao garimpo clandestino de exploração de diamante no município de Gilbués, Sul do Piauí. Com o grupo foram apreendidas diversas pedras preciosas. O bando foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

A ação foi um trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) e Secretária de Fazenda (Sefaz). As apreensões aconteceram na sexta-feira (15) e foram divulgadas nesta segunda-feira (18).

De acordo com a PRF, a operação surgiu após fiscalizações realizadas pela Semar, que constataram a presença de pessoas fazendo extração mineral nas margens do riacho Marmelada, localizado na Zona Rural de Gilbués.

Operação surgiu após fiscalizações realizadas pela Semar que constataram a prática ilícita (Foto: Divulgação/PRF)

Operação surgiu após fiscalizações realizadas pela Semar que constataram a prática ilícita (Foto: Divulgação/PRF)

“A exploração era clandestina porque não tinha autorização da União e também não tinha uma licença da Secretaria de Meio Ambiente”, disse o delegado João José, da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Relações de Consumo (DECCOTERC).

Grupo é preso durante operação de combate a garimpo clandestino de diamante no Piauí (Foto: Divulgação/PRF)

Segundo a PRF, sete pessoas de outros estados estavam praticando a atividade ilícita no local. Com elas foram apreendidas várias pedras preciosas. “Foram detidas pessoas do Pernambuco, Minas Gerais, não tinha ninguém do Piauí”, informou o fiscal da Semar, Renato Nogueira.

Publicidade
Extração mineral nas margens do riacho Marmelada, localizado na Zona Rural de Gilbués.  (Foto: Divulgação/PRF)

Extração mineral nas margens do riacho Marmelada, localizado na Zona Rural de Gilbués. (Foto: Divulgação/PRF)

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS