Connect with us

POLÍCIA

Presos com problemas mentais são levados para outras unidades no Piauí

Publicado

em

Com o fim dos hospitais penitenciários, os detentos que sofrem com algum tipo de transtorno mental serão transferidos para outras unidades de atendimento no Piauí para continuarem o tratamento. O principal destino dos detentos será o Hospital Areolino de Abreu, mas alguns também devem ser levados para comunidades terapêuticas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

De acordo com Ralph Trajano, diretor do hospital Areolino de Abreu, a transferência não oferece riscos aos profissionais dessas unidades e é preciso desfazer uma imagem negativa do tratamento de doentes mentais. Ele conta que os presos com problemas mentais, mesmo que tenham cometido delitos, não representam risco.

“Existe um grande preconceito na sociedade de que todo doente mental é perigoso. Estranhamente tem-se também a visão de que existem doentes mentais mais perigosos de que outros, mas isso é questão de preconceito. Os pacientes em geral, principalmente os que vêm da Justiça em medida de segurança, não são problemas aqui dentro”, falou.

Atualmente, o Hospital Areolino de Abreu abriga 19 presos com transtornos mentais. O remanejamento acontece depois do anúncio do fechamento do Hospital Penitenciário Valter Alencar, medida adotada após acordo entre a Justiça e o governo do Piauí.

Inspeções constaram que o local não tinha a mínima infraestrutura e condições materiais e de pessoal para manter recolhidos os pacientes com transtornos mentais. Onde antes funcionava o hospital foi instalada uma Unidade de Apoio Prisional (UAP).

Publicidade

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS