Connect with us

POLÍCIA

Segurança das eleições terá mais de 6 mil homens

Publicado

em

Começou ontem a Operação Eleições, que envolve as polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil, além do Exército e homens da Força Nacional de Segurança em ações voltadas para garantir a segurança do pleito de domingo e coibir crimes eleitorais. No total, serão mais de 6 mil homens da PM e do Exército. A orientação do TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) é para que as forças de segurança, chegando à zona eleitoral, procurem o promotor e o juiz eleitoral para seguir as orientações que visam ter um domínio de tudo que acontece no município.

O juiz auxiliar da presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), Tiago Bran-dão, disse que todos estão voltados para as eleições. Os juízes e promotores estão atuando de forma a combater qualquer tipo de fraude no pleito, como transporte de eleitores, boca de urna e eventuais tumultos. O TRE reuniu todos os técnicos, chefes de cartório e me-sários, que foram preparados para atender e dar tranqüilidade para os eleitores votarem de forma livre e consciente. Os policiais militares já estão embarcando para o interior (veja matéria na página 9).

O secretário estadual de Segurança, Luis Carlos Mar-tins, e o comandante geral da PM-PI, coronel Lídio Rodri-gues Filho, concedem entrevista coletiva hoje, às 9h30, na sala de reuniões da Secretaria, para falar sobre o esquema de segurança para as eleições. O coronel Renato Alves informou que estão sendo mobilizados 2.356 homens, além do contingente que ficará em Teresina. Os militares vão cumprir o plano de policiamento elaborado pela PM em conjunto com o TRE. “Todos os municípios já têm policiamento. Estamos apenas reforçando os municípios mais distantes com este deslocamento de tropas”, adiantou.

Segundo ele, a novidade nesta eleição é o manual dos principais crimes eleitorais e a portaria da Lei Seca, no dia 5, que estão sendo distribuídos para a PM-PI. “Cada comandante, em cada cidade, quando chegar deve se reunir com o juiz e o promotor. O juiz de cada comarca será acompanhado por um oficial superior, que terá o entrosamento para facilitar o trabalho em todo o Piauí”, explicou o militar.

O coordenador da Operação Eleições, coronel Jaime Oliveira, informou que saíram ontem 2.079 policiais para os municípios do interior. Somado este número aos policiais que já atuam no interior e os que ficarão em Teresina chega-se a um efetivo de 4.244 homens envolvidos da segurança das eleições. Em Teresina, serão 277 militares.

Publicidade

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS