Connect with us

POLÍCIA

Sejus contabiliza 120 fugas de preso em um ano dos presídios do Piauí

Publicado

em

O diretor de Inteligência de Proteção Externa da Secretaria de Justiça, coronel Luiz Antônio Pitombeira, informou nesta quarta-feira(13) que 60% dos foragidos do sistema prisional piauiense são da Penitenciária Irmão Guido, localizada na BR-316.

Ele destaca que a infraestrutura deficiente do local como um dos fatores que influenciam no alto índice. Em um ano, cerca de 3% da população carcerária conseguiu fugir.

“Não é preciso ser engenheiro para saber que a Irmão Guido não foi projetada para ser o que é hoje, pelos diversos problemas estruturais. Ela chama atenção, porque quando há fugas, é sempre em grande quantidade, mesmo assim conseguimos fazer um trabalho de recaptura eficiente. Dos 26 presos que já fugiram neste ano, de lá, 16 já foram recapturados”, afirma o coronel.

Quanto ao restante, levando em conta todas as 15 unidades prisionais do Estado, 120 presos fugiram entre 2015 e 2016, o que corresponde a quase 3% de todos os detentos do Piauí.

Um dos problemas apontados pelo coronel foi o crescimento de mais de 25% do total de preso no Estado. A quantidade saltou de 3.200 para 4.050 em apenas um ano.

Publicidade

“A segurança está trabalhando, temos uma grande de presos para custodiar, desses 70% cometeram crimes patrimoniais, está tudo relacionado com dinheiro, teríamos que dar outra solução, garantir acesso a educação e renda. Prender não vai resolver”, declarou o coronel Pitombeira.

Reforma

Está em andamento o processo licitatório para reforma geral da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina. A informação é da Secretaria de Estado da Justiça do Piauí. Segundo o órgão, o processo está em fase de análise da documentação das empresa concorrentes. A reforma contemplará toda a estrutura da unidade, com reforço e alargamento da espessura do piso e reforma das paredes com concreto, recuperação da parte elétrica, sanitária e hidráulica, reforço nas grades e telas de proteção, dentre outras melhorias.

Cidade  Verde

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS