Connect with us

POLÍCIA

Sindepol define lista tríplice para cardo de delegado geral do Piauí

Publicado

em

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí definiu nessa segunda-feira (8) a lista tríplice para o cargo de delegado geral. A lista, determinada a partir de votação secreta e acompanhada pela Comissão de Segurança Pública da Ordem Advogados do Brasil (OAB), será enviada para apreciação do governador eleito, Wellington Dias (PT).

Delegada Andrea Magalhães, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (Foto: Sindepol)
Andrea Magalhães, presidente do Sindicato dos
Delegados de Polícia Civil do Piauí (Foto: Sindepol)

O pleito contou com oito candidatos, os quais apresentaram respectivos programas de gestão e currículos. Ao final, os delegados do Piauí elegeram Delegado Christian Mascarenhas, Delegado Edivan Botelho e Delegado Josimar Brito. Foram 115 votos de delegados da capital e do interior, de um universo de 147 aptos a votar.

O Sindepol informou que a lista tríplice ainda não está regulamentada por lei. Porém, essa forma já vem sendo aplicada em alguns estados do país e para a presidente do sindicato, delegada Andréa Magalhães, a lista não é uma imposição, mas um anseio da categoria.  “Esperamos que o governador eleito possa ouvir os Delegados e em breve implemente a regulamentação necessária para que tal escolha se torne requisito legal para definição do nome do Delegado-Geral.

O Sindepol acredita que com tal medida quem ganha é a sociedade, ao ter um delegado-geral com mais isenção e imparcialidade, nos moldes das demais categorias jurídicas.

Capitão Fábio Abreu assumirá a Secretaria Estadual de Segurança (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Capitão Fábio Abreu assumirá a Secretaria
Estadual de Segurança (Foto: Patrícia Andrade/G1)

Nesta segunda-feira (8) o deputado federal eleito capitão Fábio Abreu (PTB), nome escolhido para ser o secretário de segurança na próxima gestão, disse durante entrevista ao Bom Dia Piauí que vai integrar os batalhões da Polícia Militar e distritos policiais assim que assumir a secretaria. Segundo ele, a medida além de aproximar os efetivos, trará economia aos cofres públicos. Abreu também anunciou que Riedel Batista, que está atualmente na Polinter, será o novo delegado geral do Piauí.

O Sindepol recebeu com resistência o anúncio feito pelo futuro secretário de segurança Fábio Abreu de que Riedel Batista assumirá o cargo de delegado geral na gestão do governador eleito Wellington Dias (PT). Para a presidente do Sindepol Andréa Magalhães, a indicação foi precipitada.

“A nossa eleição aconteceu nesse domingo e dos 147 delegados na ativa, 117 votaram. O que demonstra que a classe não deseja mais aquelas velhas indicações políticas. Acreditamos que somente com um delegado geral com respaldo de apoio da categoria e sem rejeição, poderemos ter uma polícia mais eficiente e isenta”, destacou.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS