Connect with us

POLÍCIA

Suspeito de liderar quadrilha que fraudava concurso público é preso

Publicado

em

Um professor de 40 anos que estava foragido desde novembro do ano passado, suspeito de liderar uma quadrilha que fraudava concursos públicos no Piauí, foi preso nesta segunda-feira (16) ao se apresentar à polícia. O homem compareceu acompanhado de um advogado ao 7º Distrito Policial e foi encaminhado para a sede do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Greco).

Segundo o delegado Kledson Ferreira, responsável pelas investigações, o professor teve acesso às provas do concurso para bombeiro militar no Piauí alguns dias antes do certame e teria repassado as respostas para os candidatos. “Esse homem é considerado o líder da quadrilha que fraudou o concurso para bombeiro. Ele teve acesso às provas e depois de responder as questões, repassou o gabarito para os candidatos que pagaram para receber as respostas”, contou.

De acordo com o delegado, o professor se manteve calado em seu depoimento. “Ele permaneceu calado e relatou que só falaria em juízo. O tempo inteiro estava acompanhado de um advogado. Ele agora permanecerá preso a disposição da Justiça”, relatou.

O inquérito foi finalizado no mês de novembro de 2016 e na época dezenas de pessoas foram presas. “Foram pelo menos 30 pessoas presas, dessas, 10 permanecem a disposição da Justiça, o restantes está em liberdade. Além dessas, outras cinco pessoas continuam foragidas, sendo um funcionário do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), um funcionário da Superintendência de Transito de Teresina (Strans), uma pessoa que trabalha na Eletrobrás distribuição Piauí e um aluno do Corpo de Bombeiro do Piauí e um estudante. Ao todo foram indiciadas 79 pessoas”, disse o delegado.

Operação policial
A Polícia Civil do Piauí realizou no dia 17 de novembro de 2016 a operação ‘Vigiles’, que apurou fraudes no concurso público do Corpo de Bombeiros do Piauí, realizado em 2014. Na época, a polícia cumpriu 36 mandados de prisões, 35 mandados de condução coercitiva e 71 de busca e apreensão expedidos pelo juiz Dr. Luís de Moura Correia, titular da Central de Inquéritos Policiais de Teresina.

Publicidade

Cerca de 150 policiais civis entre delegados, agentes e escrivães estavam envolvidos na operação que contou com o apoio do próprio Corpo de Bombeiros Militar, e do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe|), organizadora do certame, além do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS