Connect with us

POLÍCIA

Suspeito de matar estudante na Copa do Mundo 2014 é indiciado por homicídio no PI

Publicado

em

Erlândio Miranda Coelho foi indiciado pela morte do estudante de engenharia Ruan Pedreiradurante as comemorações de uma partida da Copa do Mundo 2014, no bairro Saci, Zona Sul de Teresina. O suspeito foi localizado quatro anos após o crimena Penitenciaria Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, onde estava preso por apresentar uma Carteira Nacional de Habilitação falsa durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal.

O juiz de direito Antônio Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina, converteu a prisão temporária do acusado em prisão preventiva. De acordo com o magistrado, a decisão foi baseada na garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da Lei Penal, já que existem provas e indícios suficientes que apontam a autoria do crime para Erlânio Coelho.

Suspeito de matar estudante na Copa do Mundo 2014 foi indiciado por homicídio  (Foto: Reprodução/TJ-PI)

Suspeito de matar estudante na Copa do Mundo 2014 foi indiciado por homicídio (Foto: Reprodução/TJ-PI)

“Considerando a presença da justa causa (prova da materialidade e indícios suficientes de autoria), bem como a gravidade concreta dos delitos – vez que o denunciado efetuou vários disparos de arma de fogo em local público, assumindo o risco de atingir muitas pessoas –, verifica-se demonstrada à necessidade de decretação de sua custódia preventiva”, declarou o juiz.

O acusado agora está à disposição da Justiça e deverá responder por homicídio. Erlânio Coelho será julgado pelo Tribunal do Júri, podendo ser condenado à pena de seis a vinte anos de prisão. Segundo a Polícia, Erlândio ainda tem passagens por porte ilegal de arma de fogo e envolvimento com tráfico de drogas, além de ser investigado por atuação em roubos a caixas eletrônicos.

De acordo com a investigação do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), no dia 28 de junho de 2014, data em que aconteceu o crime, Erlândio estava acompanhado pela namorada quando foi barrado na porta de um bar, no bairro Saci.

Publicidade

Um segurança o havia proibido de entrar por que ele carregava uma garrafa de bebida alcóolica, o que teria causado a revolta do suspeito. Segundo coordenador do DHPP, delegado Francisco Costa, o Barêtta, Erlândio jogou um copo de bebida na cabeça do segurança. Em seguida, ele foi para casa, se armou, voltou e fez disparos na direção do segurança, mas acertou Ruan.

Durante quatro anos a investigação do homicídio de Ruan Pedreira passou por seis delegados diferentes. O caso foi transferido para o DHPP em novembro de 2017, ficando a cargo da equipe do delegado Danúbio Dias.

A família

Jaqueline Nobre e José Carneiro, a prima e o pai do estudante Ruan Pedreira. (Foto: Andrê Nascimento/G1)

Jaqueline Nobre e José Carneiro, a prima e o pai do estudante Ruan Pedreira. (Foto: Andrê Nascimento/G1)

Ao tomar conhecimento da prisão do suspeito, a família de Ruan se pronunciou, através de uma nota a imprensa, agradecendo o trabalho da Polícia Civil e manifestando o desejo de que o processo corra de forma ágil e traga a justiça que eles esperam há tantos anos.

Leia a nota:

A família de Ruan Pedreira esclarece estar ciente da prisão do acusado Erlândio Miranda, autor do disparo que vitimou nosso ente querido.

Publicidade

Agradecemos aos serviços prestados pelo Departamento de Homicídios, em especial ao Delegado Baretta e Delegado Danúbio Dias.

Infelizmente o ocorrido não traz o Ruan de volta para nosso convívio, mas ao menos deixa registrado que o caso não caiu no esquecimento. Esperamos que o processo que virá a seguir se desenrole de modo a concretizar a justiça que clamamos, já que tamanho estrago destruiu uma família.

Os pais de Ruan permanecem inconsoláveis e os familiares totalmente desolados com esta situação.

Por fim, agradecemos também o papel da imprensa pela ampla cobertura e apoio ao caso Ruan Pedreira.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS