Connect with us

POLÍCIA

Tentativa de fuga de 40 presos é abortada na Penitenciária Irmão Guido

Publicado

em

Uma tentativa de fuga de aproximadamente 40 presos no pavilhão B da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, foi abortada na madrugada desta quinta-feira (4). Por volta das 4h, o Grupo de Intervenção Prisional fazia a ronda e percebeu a investida dos detentos e acionou os agentes penitenciários de plantão.

De acordo com a gerência da Penitenciária Irmão Guido, foram identificadas cinco celas serradas, além de um buraco que estava sendo cavado para que os presos pudessem chegar à região externa do pavilhão. Com eles, foram apreendidos dois pedaços de ferro, uma serra, um aparelho celular com três baterias e um carregador, além de uma lanterna. Foi encontrada também uma corda feita de lençois amarrados que auxiliaria na fuga.

Vários objetos foram encontrados com os detentos durante a abordagem (Foto: Divulgação/Sejus)

Vários objetos foram encontrados com os detentos durante a abordagem (Foto: Divulgação/Sejus)

Conforme informou Josiel Marcos, gerente da unidade prisional, existe um planejamento estratégico para agir nesse tipo de ocorrência idealizado pela Secretaria de Justiça(Sejus) e a gerência da penitenciária. Já o diretor de Inteligência e Proteção Externa da Sejus, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, afirmou que a segurança do local tem sido intensificada.

A Secretaria de Justiça informou ao G1 que, em casos desse tipo, é aberto um procedimento administrativo na Penitenciária por meio da gerência. Será realizada uma investigação policial e, em seguida, será encaminhada ao Poder Judiciário a situação dos presos envolvidos.

Em fevereiro deste ano, 26 presos fugiram da Penitenciária Irmão Guido após cavarem um túnel na cela 16 do pavilhão C.

Publicidade

No dia 24 de março, uma fuga em massa foi abortada no mesmo presídio. Pelo menos 100 presos tentavam escapar da unidade quando foram flagrados pelos agentes. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), este ano já foram registradas quase 30 tentativas de fuga no sistema prisional do estado.

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS