Connect with us

POLÍCIA

Uso de tornozeleiras eletrônicas cresce mais de 115% no Piauí

Publicado

em

No Piauí, o uso de tornozeleiras eletrônicas cresceu 115,68% somente no primeiro quadrimestre de 2015. Os dados, de acordo com a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), apontam que, em janeiro deste ano, apenas 51 pessoas eram monitorados e, passados quatro meses, esse número cresceu para 110; registrando um aumento de 115,68%.

Desde quando assumiu a pasta, em janeiro de 2015, o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, aposta no monitoramento eletrônico para garantir o cumprimento de medidas cautelares alternativas à prisão. Somente neste ano, a previsão é avançar para 500 monitorados. Na última quinta-feira (14), a Sejus recebeu 100 novas tornozeleiras.

Daniel Oliveira esclarece que, atualmente, do total de monitorados, 86 estão ligados às unidades prisionais de Teresina; enquanto que os demais, 24 monitorados, são dos municípios de Parnaíba e Luís Correia, no litoral do Estado. Os planos são de expandir para outras localidades, como Esperantina e Picos.

“É necessário ampliar o monitoramento em todo o Estado, porque precisamos ressocializar todos aqueles que, por algum motivo, cometerem um delito, mas estão dispostos a contribuir dignamente com o seu trabalho. Precisamos encontrar alternativas eficientes para não vivermos com o superlotação das prisões. O encarceramento nem sempre é a melhor opção”, comenta o secretário.

Além disso, Daniel Oliveira acrescenta que a maioria dos monitorados retornaram aos estudos e ao mercado de trabalho. “Nesse sistema, a cada minuto sabemos a localização do monitorado e por onde a pessoa passou, porque tudo fica registrado.  É muito bom saber que muitos deles estão na sala de aula ou trabalhando e, de certa forma, estão arre- pendidos”, diz.

Publicidade

Fonte: Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS