Connect with us

POLÍTICA

Abstenção de 473 mil eleitores elegeria quatro federais ou nove estaduais

Publicado

em

Pelo menos 473.014 eleitores, historicamente, não comparecem aos locais de votação. O Piauí tem 2.365.074 eleitores e a abstenção tem sido em torno de 20% nas últimas eleições. A Justiça Eleitoral está divulgando uma pesquisa para conscientização do voto do eleitor, principalmente, o jovem eleitor, e incentivando o comparecimento às urnas para ajudar a eleger os melhores candidatos.

Na última eleição geral, em 2010, o eleitorado do Estado era de 2.261.862 eleitores, sendo que compareceram às urnas 1.813.324 pessoas. A abstenção, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, foi de 19,83%, ou seja, 448.538 eleitores deixaram de votar em 2010.

O Tribunal Eleitoral trabalha com a média de abstenção de 20%. Os eleitores deixam de comparecer às urnas por motivo de viagem, desinteresse, estar fora do local de votação, não acreditarem nos candidatos, ou por protesto.

Os eleitores estão desacreditados das promessas e dos políticos. Eles não vêem opção de voto. Mas a Justiça Eleitoral e os cientistas políticos dizem que quando o eleitor não participa da escolha, contribui para eleger os candidatos considerados ruins. O desembargador Edvaldo Moura, presidente do TRE-PI, considera que o eleitor deve assistir a propaganda e escolher dentre os candidatos o que poderia melhor lhe representar.

A Justiça Eleitoral disponibilizou 8.848 urnas eletrônicas em 3.622 locais de votação para que cada eleitor vote em cinco candidatos: presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual. A expectativa é que o voto demore um pouco mais que na última eleição, porque além da quantidade de candidatos, tem a votação biométrica, onde o eleitor será identificado pela impressão digital, e a demora pode afastar ainda mais os demais.

Publicidade

Fonte: Portaz AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS