Connect with us

POLÍTICA

Afastada da Alepi, Belê Medeiros diz que não poderia votar contra o povo do Piauí

Publicado

em

A deputa estadual Belê Medeiros falou com exclusividade ao SCP Notícias 2ª Edição, na Rádio Difusora AM 920 KHz, nesta quarta-feira (1º). A parlamentar revelou detalhes da decisão do governador Wellington Dias de exonerar dos cargos de secretários quatro deputados, para que voltassem ao parlamento e ajudassem na aprovação do Projeto de Lei n° 40/2017, que prevê o aumento de impostos de alguns produtos no estado.

“Mais importante do que permanecer deputada, é o povo do Piauí estar bem”, diz a suplente, explicando por que votaria contra a proposta caso permanecesse na bancada durante a decisão. “Fiz isso com muita tranquilidade, com muita firmeza da minha postura. Fui compreendida pelo governador e espero que a gente possa administrar isso da forma mais simples possível”, reforça.

Belê Medeiros negou informações divulgadas em setores da imprensa estadual de que seria pessoalmente a favor da proposta enviada à Alepi pelo governo, mas que, para acompanhar o partido, teria se posicionado contra. “Isso não procede, essa informação foi passada de forma maldosa. Seria, para mim, bastante contraditório querer votar em aumento de impostos, já que a minha família vive eminentemente do comércio, e o que todo comerciante menos gosta é aumento de impostos”, argumenta.

Apesar do afastamento da bancada, a suplente picoense diz que não foi surpreendida e que a relação com a base governista permanece inabalada. Ela informa que foi comunicada com antecedência pelo governador Wellington Dias de que seria afastada para aprovação do projeto.

Projeto foi aprovado com ampla maioria

Publicidade

Depois de sofrer derrota na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia, que rejeitou o PL, o governo conseguiu a reviravolta no Plenário da Alepi, onde conta com o apoio da maioria dos parlamentares.

A Alepi rejeitou o relatório do deputado Rubem Martins, que havia sido aprovado na Comissão de Finanças. No relatório, Martins pedia a supressão de pontos centrais da proposta original do governo, sendo eles: a majoração de 31% de combustíveis e a utilização de empréstimos para pagamento de dívidas previdenciárias.

Com o relatório da oposição recusado, o projeto passou quase que na íntegra; a única mudança foi a retirada do artigo que tratava sobre o aumento da tarifa de energia elétrica. A alteração já havia sido acordada entre o Governo do Estado e empresários ainda no início do mês, depois da primeira tentativa da Comissão de Constituição e Justiça de analisar a constitucionalidade da proposta.

Ao final da sessão plenária a oposição reagiu adiantando que irá preparar um mandado de segurança a ser impetrado no Tribunal de Justiça do Piauí. Os reajustes propostos pelo governo passarão a valer a partir de janeiro de 2018.

Fonte: Grande Picos

Publicidade

Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS