Connect with us

POLÍTICA

Alepi: Deputados divergem sobre mudanças eleitorais propostas pelo TSE

Publicado

em

Os deputados estaduais discutiram  nesta quinta-feira (11), durante sessão na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a resolução que dispõe sobre mudanças nas regras eleitorais de 2016 divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o deputado Evaldo Gomes (PTC), que se pronunciou na tribuna da Casa, o TSE deve prestar esclarecimentos sobre essa resolução. Ele defende que a medida é confusa quando trata sobre lançamento de candidaturas nos municípios em que os partidos tenham apenas comissões provisórias e não diretórios.

Evaldo Gomes afirmou que a resolução interfere nos assuntos internos dos partidos que devem ser independentes no que se refere aos seus candidatos a prefeito e vereador no pleito deste ano. “A medida é correta porque visa combater as siglas de aluguel, mas acredito quenão se deveria mudar as regras do jogo com a partida em andamento”, acentuou ele.

Em aparte, o deputado Edson Ferreira (PSD) disse que a direção dos partidos pode ser exercida tanto pelo diretório como pela comissão provisória, por isso, em sua opinião, a decisão do TSE não prejudicará os partidos. O deputado Antônio Félix (PSD) afirmou que as mudançasnas regras eleitorais devem ocorrer um antes do pleito, enquanto a resolução do TSE foi publicada em dezembro passado.

Os deputados Marden Menezes, vice-presidente da Assembleia Legislativa e presidente regional do PSDB, e Luciano Nunes (PSDB), concordaram coma opinião do deputado Edson Ferreira. Luciano Nunes defendeu, também, que o TSE divulgue uma nota prestando esclarecimentos sobre o assunto. O deputado João de Deus (PT), líder do Governo, declarou que  aresolução estabelece prazo até as convenções para que os partidostransformem as comissões provisórias em diretórios.

Publicidade

Evaldo Gomes disse que irá a São Paulo para uma reunião do seu partido quando a resolução do TSE será debatida. “Também, debateremos sobre as eleições municipais e posso adiantar que o meu partido lançará candidatos em vários municípios piauienses, como Parnaíba, com odeputado Dr. Hélio, e Campo Maior, o que, também, está previsto para Teresina”, ressaltou ele.

 

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS