Connect with us

POLÍTICA

Após análises, TRE-PI não registra pedidos de impugnação contra candidatos

Publicado

em

Com o fim do prazo para análise dos pedidos de candidaturas, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou que não houve nenhum pedido de impugnação por falta ou irregularidade nas documentações apresentadas. A análise foi encerrada neste sábado (20), cinco dias após o término do prazo pedido de registro por parte do candidato.

De acordo com o Chefe de Cartório da 1ª Zona Eleitoral, Antônio Carneiro, os candidatos a prefeito e vereadores de Teresina apresentam condições de elegibilidade e, por isso, tiveram os pedidos processados. Neste primeiro momento, os cartórios eleitorais realizaram apenas a análise da documentação dos candidatos, verificando se estes apresentaram as certidões solicitadas e se os documentos estão devidamente assinados.

A partir de agora, com posse de toda documentação, o juiz eleitoral irá deferir ou não as candidaturas. Ainda de acordo com Antônio Carneiro, se, nesta etapa, houver algum pedido de impugnação, o juiz estabelece um prazo para que o candidato apresente sua defesa. Depois de apresentada a defesa serão ouvidas as testemunhas para que o juiz eleitoral julgue o caso.

O candidato que tiver alguma irregularidade constatada terá o registro de candidatura indeferido automaticamente. Se isso acontecer após a diplomação do candidato eleito, ele terá o diploma cassado.

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registrados sete pedidos de candidaturas para prefeito e vice-prefeito de Teresina e 593 candidatos a vereador da Capital. Em todo Piauí são 552 disputando as prefeituras dos 224 municípios e 8.869 concorrendo a uma vaga nas Câmaras Municipais.

Publicidade

Por: Ithyara Borges – Jornal O Dia

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS