Connect with us

Legislativo em Foco

Após debates na sessão passada, vereadores de Patos do PI pedem tranquilidade na Câmara

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou mais uma sessão ordinária no último sábado (21), presidida pelo vereador Adalberto José Lopes (PP). Na ocasião, no primeiro expediente, apenas uma Emenda Modificativa de autoria do vereador Wilson Vieira (PTB) foi apresentada e encaminhada à Comissão de Legislação. O parlamentar propôs uma mudança no Projeto de Lei 13/2014, que institui no município o Dia do Evangélico.

A sugestão do vereador é que a data seja comemorada anualmente no segundo sábado do mês de novembro. A intenção é proporcionar uma maior participatividade da comunidade, tendo em vista que as comemorações ocorrerão sempre aos finais de semana.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna e se pronunciaram abordando assuntos diversos. Veja o resumo:

DSC_0852O primeiro deles foi o vereador Cornélio Edmundo (PMDB). Ele abordou os fatos ocorridos na sessão passada, definida pelo mesmo como polêmica. “Quero pedir aos colegas para acabarmos com essas coisas. Acredito que nobres colegas vão atender esse pedido, moderar os discursos. Uma ameaça na sessão, depois o outro revida, e fica aquela coisa chata. Não estamos aqui pra isso”, disse. Cornélio disse que em toda legislatura sempre existe um vereador que denuncia, que cobra mais do gestor. No tempo de Chico Filho, que a maioria tinha raiva disso, era denúncia por cima de denúncia. Na gestão de Sílvio, o colega José Hélio, baseado em documento como ele sempre faz. E agora, Luizinho”.

Cornélio lamentou como os integrantes da gestão enxergam as cobranças dos vereadores de oposição. “Se denuncio alguma coisa, mesmo que seja para o bem do município, quem estar no poder acha que estou é perseguindo, e quem é da oposição acha que estou certo. E fica sempre aquela coisa: nunca vai ser um a denúncia vista como bons olhos, como coisa certa”, disse. Ele finalizou informando que foi atendida pelo governo municipal uma solicitação sua sobre uma melhoria na escola da comunidade Umbuzeiro. “Ficou bom o serviço. Não foi feito do jeito que eu pedi, porque se não colocar um cano e chover, volta o mesmo buraco. Mas no momento está bom mesmo”.

O vereador Wilson Vieira (PTB) iniciou seu pronunciamento informando o poço da localidade Algodões continua com problema. “Não sei se por problema de energia, mas ainda está sem água”. O parlamentar, que é líder da oposição na Câmara, falou que tem ouvido muitas reclamações dos moradores do bairro Areia Branca em relação a iluminação pública. “Pra você atravessar a BR a noite está muito difícil devido a escuridão. Sei que a energia está baixa, mas existem lâmpadas que adequam ao sistema de energia. A gente paga uma taxa de iluminação bem alta, e eu acho o poder executivo municipal deve tomar alguma providência”.

Publicidade

DSC_0857Wilson falou sobre a Emenda e disse que a mesma visa corrigir um erro no texto da Lei e também a data. “Conversei com alguns e muitos questionaram a questão do feriado. Na Lei não especifica feriado e os evangélicos não se interessam que seja feriado, e sim, que seja num final de semana, por que tem como eles se organizarem melhor. Outros municípios especificam um sábado do mês. Então, foi o motivo de ter colocado essa Emenda”, disse. Ele cobrou informações sobre um Projeto de sua autoria que está tramitando na Casa. “Desde o ano passado coloquei um Projeto na Casa e até hoje está rolando nas Comissões. Dia 17 de novembro é o Dia mundial de Combate ao Câncer de Próstata e os homens são muito resistente, o machismo, de ir consultar no medico e, também, por condições financeiras. Uma consulta com um urologista custa em torno de 300 reais e eu acredito que aprovação daquele projeto que institui a Semana da Saúde do Homem seja viável para o município”, disse, enfatizando a importância da realização de exames preventivos.

DSC_0861Em seguida se pronunciou o vereador José Hélio (PDT), líder do prefeito na Câmara. Ele iniciou esclarecendo sobre o problema dos poços tubulares. Segundo ele, a causa do problema é a baixa tensão da energia elétrica. Helinho, como é conhecido, informou, ainda, que a Construtora Progresso está realizando os serviços de reparos na rodovia estadual que liga a BR 407 ao povoado Cajueiro. “Vai ser feita toda reforma necessária”, disse. Outra obra destacada pelo vereador foi a pavimentação da Rua Manoel Bispo Teixeira.

O parlamentar destacou também uma importante ação realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, o Outubro Rosa, “É uma campanha muito importante, porque o câncer de mama tem afetado muitas mulheres. E esse mês é campanha do Novembro Azul, e como já foi dito pelo nobre colega, houve palestra para incentivar aos homens de mais 50 anos a se cuidarem, a fazerem os exames”, disse. Ao final, ele também falou sobre a Emenda à Lei do Dia do Evangélico. “Podemos dialogar e melhorar o projeto”, disse.

DSC_0866O vereador Francisco Oseias (PTB) também enfatizou o serviço de melhoramento da rodovia de acesso ao povoado Cajueiro. “Conversei com o prefeito ele me autorizou a falar com um encarregado da obra e mostrar quais os pontos mais críticos. Estive no local e falei sobre a questão da curvas, do trecho onde já tiveram inúmeros acidentes por conta da areia fica por cima da pista. O encarregado garantiu que faz ser corrigido. Acredito o serviço será feito da melhor forma possível”, disse.

Chico Oseias também repercutiu os ocorridos da sessão passada. “Quero pedir mais calma na forma de falar. Isso não é bom para a Câmara e nem para o município. É uma situação que infelizmente acontece, mas vamos manter a calma”, disse. Ao finalizar, reforçou a necessidade da realização de ações de conscientização dos homens quanto a prevenção do câncer de próstata. “Infelizmente ainda há uma resistência muito grande por parte dos mesmos”, pontuou.

DSC_0837O vereador Antônio Rufino, do PP, lamentou os acirrados pronunciamentos da sessão passada. “Quero aqui lamentar o acontecido na sessão passada. Isso nos deixou tristes. O que está na justiça, que na justiça se resolva, e não trazer para esta Casa. As pessoas saem de suas residências para verem aqui as coisas importantes para o nosso município. Faço esse apelo aos nobres vereadores”.

DSC_0867Ao comentar sobre a sessão passada, o vereador Saulino Reis, do PSDB, disse acreditar que o aconteceu na sessão anterior não se repetirá. “Conheço o colega José Hélio. É uma pessoa inteligente, foi nosso presidente, um conselheiro, pois o presidente é, de certa forma, o conselheiro da Casa. Então, já estou alegre porque o colega disse que isso não vai mais acontecer, e eu acredito que não acontecerá”. Saulino também falou sobre o serviço que foi feito na comunidade Umbuzeiro, solicitado pelo vereador Cornélio. “O serviço ficou bom. E sobre cano, vamos ver também essa parte”. Sobre a proposição do vereador Wilson, relacionado à Semana da Saúde do Homem, Saulino manifestou apoio e disse da necessidade de incentivo ao exames do câncer da próstata. “E falando em saúde, principalmente de exames, está muito avançado aqui em Patos, em relação a outra gestão, porque o que vejo, o que eu sei é que na outra gestão eram feitos 30 exames por mês. E hoje faz em média de 270 a 280 exames por mês”, disse.

DSC_0869O vereador Francisco João da Costa (PP) também lamentou os ocorridos da sessão passada. “A população não veio para assistir polêmica, mas para assistir melhorias para o município, coisas boas”, disse. Chico dirigiu críticas ao vereador de oposição, Luiz Evaristo. “Ele não sabe respeitar, porque se houvesse o respeito, não havia polêmica. Eu lembro que em 2012, por volta de fevereiro, ele entrou com uma licença na Casa, e nem compareceu para pedir os colegas, não disse nada, só jogou aqui para nós votarmos a licença para ele. A gente não votou. O que foi que ele fez mais na frente? Travou o pagamento. Eu acho que todos vocês sabem disso. Quer dizer falta de respeito. Não tinha nada haver uma coisa com a outra. E vem gerando o problema, gerou mais polêmicas em cima de Helinho e chega uma hora em que a pessoa falta com paciência. […] Podia ter evitado, ter procurando uma outra saída. Não vou dizer que não faria o mesmo, porque a gente estando agoniado, com raiva, só pensa o errado. Mas espero que com essa que passou, que termine em uma coisa melhor, que acabe e não gere mais nada”.

Para o vereador Chico, em relação as denúncias as quais o vereador Luis Evaristo diz não ser auto, fica a dúvida. “Porque não apareceu meu nome, não pareceu o nome de outro, sempre só parece o dele? Tem alguma coisa a ver. Mas espero que isso se acabe. Não é bom, não estamos aqui para ouvir discussão e nem discutir com ninguém”. Ele ressaltou que quando esteve na oposição ao prefeito Sílvio José, fez várias denúncias, mas apenas na Câmara, e não no Tribunal ou em outro órgão”. Ao finalizar, ele comentou sobre a questão dos poços. “Infelizmente, enquanto não chover e a energia para energia melhorar, não se resolve”.

O vereador Helinho, e aparte, agradeceu ao pronunciamento do vereador Chico de João. “Eu quero agradecer Vossa Excelência pelo discurso. É como acabou de dizer: água mole e pedra dura, tanto bate até que fura. Sou uma pessoa que tenho muita humildade, sei respeitar do menor, ao mais velho, sempre fui de ouvir aos vereadores mais velhos dessa Casa, nunca fui de desrespeitar ninguém, mais essa questão chegou em um ponto que culminou, que tinha falar algo, tinha que desabafar. Mas, no depender desse vereador, a discussão sobre esse assunto acabou. Eu na minha e ele na dele, trabalhando em prol de nossa população”, disse.

DSC_0829

O presidente da mesa diretora da Casa, Adalberto Lopes (PP), após ouvir atentamente os pronunciamentos dos vereadores, disse que a sua vontade e da população é ver os vereadores defendendo os interesses dos munícipes. O presidente se dirigiu aos agentes comunitários de saúde que estiveram na Câmara para conversar com os vereadores a respeito de um suposto Projeto de Lei que prejudicaria a classe. “Podem ficar tranquilos, porque da forma a qual os senhores nos informaram, se viesse esse Projeto, ele era inconstitucional e certamente não iríamos votar. Tenho certeza de que o prefeito não irá mandar esse Projeto da qual lhes disseram”, finalizou.

Publicidade

Mais fotos:

DSC_0827  DSC_0834 DSC_0836  DSC_0840 DSC_0841 DSC_0845 DSC_0847  DSC_0855  DSC_0859     DSC_0876

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS