Connect with us

POLÍTICA

APPM e prefeitos conhecem experiência de consórcio de saúde no Ceará

Publicado

em

A microrregião de Limoeiro do Norte, no vizinho estado do Ceará, é palco de uma experiência em saúde pública que tem dado certo. A convite do governador do Ceará, Camilo Santana e do presidente do Consórcio Público de Saúde da Região de Limoeiro do Norte (CPSMLN) e prefeito de Quixeré, Francisco Bessa, o presidente da APPM, Gil Carlos, acompanhado do prefeito de Gilbués, Leo Matos e do advogado Valmir Falcão, visitaram o referido consórcio, a fim de conhecerem a experiência.

O consórcio foi criado em 2010, através da união de 11 municípios do Vale do Jaguaribe, do estado do Ceará, com recursos financeiros para as Policlínicas e o Centro de Especialidade Odontológica – CEO Regional, além do governo federal. A iniciativa atingiu rapidamente o objetivo para qual foi criado: por otimizar e promover a eficiência da prestação dos serviços de média complexidade, essenciais de saúde pública. O atendimento médio diário de 300 cidadãos, através de 14 especialidades médicas, nos 11 municípios que integram a microrregião.

Para o presidente da APPM, Gil Carlos, o consórcio em saúde é uma realidade que deu certo e pode ser reproduzida para o estado do Piauí. “Fomos ao vizinho estado para conhecer a experiência cearense em saúde, no tocante a média complexidade, e como se daria o financiamento e a gestão do consórcio. Observamos a estrutura das unidades e como, de fato, são realizados os atendimentos e percebi que os serviços ofertados são de grande qualidade. Esse modelo pode ser replicado através de uma bipartite, onde o Estado entra com 40% do financiamento e os municípios com 60%”, pontua o presidente.

Para o prefeito de Gilbués, Leo Matos, a experiência tem tudo para dar certo no Piauí. “É uma tendência do Ministério da Saúde concentrar investimentos nos consórcios e nós não podemos continuar na situação que nos encontramos, principalmente os municípios mais distantes de Teresina”, explica o gestor.

A ideia dos gestores é que o estado, através dos municípios e a União implantem hospitais regionais com diversas especialidades contemplando média e alta complexidade, fazendo com que os municípios voltem seus esforços para as áreas de sua responsabilidade, como é o caso da atenção básica, e o cidadão seja atendido como dignidade e resolutividade.

Publicidade

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS