Connect with us

POLÍTICA

Prefeitos do Piauí temem não poder pagar 13º salário após queda do FPM

Publicado

em

As prefeituras do Piauí recebem nesta sexta-feira (9) a primeira cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao mês de outubro. E o que preocupa os gestores de todo o estado é que o repasse virá com uma redução de 19% em relação ao mesmo período do ano passado e de 13% em relação ao mês passado.

De acordo com o vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Marcos Vinicius Dias, o impacto da redução será sentido diretamente na vida dos cidadãos. Segundo ele, as prefeituras que não optaram por pagar a primeira parcela do 13º salários no aniversário dos servidores dificilmente terão condições de pagar o valor integral no mês de dezembro.

“As prefeituras que não tiveram esse planejamento terão sérios problemas para o pagamento do 13º salário, comprometendo toda a economia local e a vida de todos os piauienses”, falou.

O vice-presidente da APPM destacou ainda que a orientação da entidade tem orientado os prefeitos a tomarem medidas de austeridade, como a redução de cargos comissionados, reduções salariais até mesmo dos próprios gestores, dos secretários municipais e cortando gastos de custeio.

“Se as prefeituras não tomarem essas medidas nós teremos sérios problemas com  Lei de Responsabilidade Fiscal, quando a gente ultrapassa o limite de gastos com pessoal. Teremos problemas com fornecedores, com Eletrobrás, com Agespisa e abastecimento de água”, reiterou Vinicius, que é prefeito de Novo Oriente do Piauí, a 227 km de Teresina.

Publicidade

Ele encerrou dizendo que a crise financeira que prejudica principalmente as pequenas cidades está se agravando devido à escassez de chuvas. A informação da queda no repasse do FMP foi confirmada pela Secretaria de Tesouro Nacional.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS