Connect with us

Belém do Piauí

BELÉM | Veja o que foi solicitado pelos vereadores na sessão desta sexta-feira

Publicado

em

Uma Indicação e um Requerimento foram aprovados pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal de Belém do Piauí realizada na tarde desta sexta-feira, 04, presidida pelo vereador Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico (PMDB).

Através da Indicação, o vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB) solicitou da prefeita e dos secretários municipais de Saúde e de Assistência Social, a criação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais da área de psicologia e assistência social, para dar apoio aos pacientes acometidos por câncer, e seus respectivos familiares, além de melhorias no transporte dos mesmos para tratamento em outros municípios.

“Com a criação desta equipe multidisciplinar, os pacientes e familiares terão um atendimento mais humanizado. É um momento sensível, pois os mesmos ficam debilitados com o tratamento, que é bastante agressivo”, disse. O parlamentar defendeu a realização de um cadastro dos pacientes e o auxílio na marcação de consultas e exames, bem como ao agendamento do transporte. “Como o tratamento é feito fora do município, estes pacientes necessitam de um transporte adequado, mais confortável e um profissional de enfermagem para acompanhar os pacientes, pois muitos destes pacientes se submetem a radioterapia ou quimioterapia” acrescentou.

Segundo o vereador, o serviço de transporte já existe no município. Bernardino, no entanto, solicita que, devido a gravidade da doença, fosse disponibilizando um transporte especificamente para este tipo de paciente. “Isso evita que eles tenham que ficar esperando o dia todo no hospital os pacientes que foram fazer outros tipos de exames, pois a maioria não tem recursos para alimentação, sem contar o desgaste pós-tratamento. […] Estes pacientes e familiares estão passando por momentos muito difíceis e merecem um tratamento diferenciado com mais atenção e conforto”.

O Requerimento, de autoria conjunta dos vereadores Bernardino Geraldo de Carvalho – PMDB, Claudeci Ribeiro de Carvalho – PSDB e Luís de Sousa Carvalho – PMDB, solicitou da presidência da Câmara Municipal a realização de uma sessão especial em homenagem ao Dia do Vereador, comemorado no dia 01 de outubro. Segundo a proposta, a sessão seria realizada no dia 09 de outubro, ocasião em que seriam concedidas placas de Menção Honrosa aos ex-presidentes do Poder Legislativo.

Publicidade

Conforme os autores, a presente proposição visa prestar uma justa homenagem a todos os vereadores e vereadoras pela passagem do seu dia, em reconhecimento a sua participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS