Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos aprova Moção de Pesar aos familiares de ex-prefeito de Jaicós e repercute resultado das eleições

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí aprovou, em sessão ordinária realizada no último sábado, 13, o Projeto de Resolução de autoria do vereador José Wilson Vieira da Silva, concedendo Moção de Pesar aos familiares do senhor José Nicolau de Souza, ex-prefeito do município de Jaicós, que faleceu na tarde da sexta-feira, 12, no Hospital Regional de Picos.

O autor do Projeto salientou que na gestão de José Nicolau, quando Patos ainda era povoado e pertencia ao município de Jaicós, o ex-prefeito construiu importantes obras como calçamento, escola e mercado.

“Aos seus familiares, principalmente a sua esposa, filhos e netos, nossas sinceras condolências. Esta Casa não poderia deixar de se associar ao seu pesar, manifestando nosso profundo respeito, rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que o senhor José Nicolau de Souza descanse em paz.”, diz o documento.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna e, em seus pronunciamentos, abordaram assuntos diversos. A primeira a falar foi a  vereadora Luzitânia Dias dos Reis Silva, a Taninha, que inicialmente comentou as eleições, destacando a tranquilidade com que ocorreu o primeiro turno. A vereadora agradeceu aos 91 eleitores que apoiaram e votaram no seu candidato a deputado estadual e parabenizou ao grupo político da oposição pela votação obtida. “Em 26 anos de emancipação política de Patos, pela primeira vez a gente vê a oposição ter uma expressiva votação a frente da situação. Isso demonstra que a população não está satisfeita com a atual administração”, disse.

Taninha reivindicou o pagamento dos professores e afirmou que, enquanto não for resolvido, continuará a cobrar. A vereadora ainda a realização de uma greve. “Se não tomarem uma medida drástica, vocês ficarão no prejuízo, tanto vocês, como o pessoal dos serviços gerais.”, disse.

Publicidade

José Wilson Vieira da Silva foi o segundo a ocupar a tribuna. Em seu pronunciamento, o parlamentar comentou sobre o caso dos professores. “Espero que a administração tome as medidas para sanar os débitos que ainda tem com esses funcionários que tanto contribuem para o município.”, disse.

O vereador também comentou sobre o clima de tranquilidade de harmonia nas eleições, parabenizou as lideranças locais por mostrarem representação apoiando seus candidatos e agradeceu ao eleitorado do município pela expressiva votação nos candidatos, citando o deputado estadual Georgiano Neto, o mais bem votado no município. Wilson falou em compromisso renovado do líder Joaquim Neto com o município. “Ele disse que está pronto para trabalhar pelo município de Patos, se engajar para trazer o melhor para nossa população. E é isso que esperamos dele e dos demais que foram votados em Patos.”, disse.

O vereador Antônio Rufino Sousa Neto, o Tonhão, foi breve em suas palavras. Ele apenas justificou sua ausência na sessão passada, argumentando motivação superior, e lamentou a morte do ex-prefeito de Jaicós, José Nicolau. “Ele foi prefeito de Patos quando ainda era povoado e fez grandes obras no município.”, lembrou.

O vereador Marlon Costa Oliveira iniciou comentando sobre as eleições. “Graças a Deus foi uma eleição tranquila, totalmente diferente de outras campanhas, sem propagandas, sem movimento”, disse. O parlamentar agradeceu aos 261 votos dados ao deputado estadual Fernando Monteiro, ficando em terceiro lugar na votação para o cargo no município. Marlon justificou seu apoio a Fernando. “Seria muito injusto não votar no Fernando Monteiro, até pelo trabalho que foi feito no povoado Cajueiro. Nós conseguimos mais de 5 mil metros de calçamento e o prédio da escola Martinho Vieira, que não tinha sede própria e agora está sendo construída. É um sonho de todos que graças a Deus estamos realizando com o apoio do deputado Fernando Monteiro, do secretário estadual de Educação e o Governo do Estado”, finalizou.

O vereador José Hélio dos Santos, o Helinho, foi quarto orador. Ele comentou sobre a problemática à cerca do pagamento dos professores e falou do interesse da gestão em resolver. “O prefeito enviou um ofício ao Sindicato propondo um acordo, não sei se Sindicato vai aceitar, se é viável para classe. A proposta era pagar o restante que ficou em três vezes. E em relação ao mês de setembro, ainda não foi possível por falta de recursos. Segundo estou sabendo, estão aguardando o recebimento de mais recursos para realizar o pagamento.” Helinho defendeu o diálogo entre a classe e a gestão.

Publicidade

Em outro momento, o parlamentar comentou sobre as eleições, também citando a diferença deste para outros pleitos. Segundo o vereador, essa foi uma eleição difícil, em virtude da descrença do povo com a classe política. Helinho agradeceu ao 147 de votos dado ao seu candidato a deputado estadual, Firmino Paulo, e na candidata a deputada federal Marina Dias, que obteve 684 votos do grupo formado por ele e os vereadores Tonhão, Zuleide, Chico de Oséias, Adalberto e o ex-vereador Chico de João Grande. Ao finalizar, Helinho parabenizou aos demais políticos pela votação dada aos seus respectivos candidatos e disse que cada eleição tem um cenário diferente.

O vereador Luiz Evaristo de Sousa também aproveitou a oportunidade para agradecer aos patoenses pelo apoio aos seus candidatos, Belê Medeiros, Dr. Francisco Costa e Mainha. “Alguns não foram eleitos, mas o que vale é que as pessoas tiveram a consideração em nos ajudar, e mesmo não tendo sido eleito, a gente mostrou o nosso trabalho.”, disse, afirmando que continuará seu trabalho. “Vamos estar sempre de portas abertas para fazer o melhor para as pessoas e para o município.”, pontuou.

Luizinho, como é conhecido, lamentou a perda de Dr. Pessoa para governador e agradeceu o apoio à candidatura do mesmo. “Dr. Pessoa não foi eleito, mas acredito que era melhor nome para o Piauí. Ruim é votar no errado vendo. Já tá sabendo que não tem melhora.”, disse.

O último a se pronunciar foi o presidente da Casa, Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oséias, que iniciou agradecendo as pessoas que estiveram presentes na sessão e, também, agradecendo a todos pelo apoio dado aos seus candidatos no primeiro turno das eleições.

Ainda comentando sobre política, o vereador demonstrou contentamento ao afirmar que uma parte do eleitorado sabe o que quer, vota naquele que ele acredita que é o melhor, e tristeza ao comentar que outros levam em consideração apenas interesses próprios e individuais. O presidente afirmou que o eleitor precisa se conscientizar. “A Política é uma questão de necessidade. As pessoas deveriam procurar gostar, entender mais para decidir melhor por quem vai administrar o nosso município, o estado e o país. Se cada um fazer por si, nunca vamos chegamos a um objetivo”, disse. Em sua fala, Chico Oséias ainda manifestou apoio aos professores.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS