Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara Patos do Piauí abre o ano legislativo; veja como foi a sessão

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou neste sábado, 20, a sessão de abertura do ano legislativo de 2016, o último da atual legislatura. A sessão foi presidida pelo vereador Saulino Coelho dos Reis, do PSDB.

No primeiro, expediente os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Resolução 001\2016, de autoria da mesa diretora da Casa, que concede o reajuste salarial de 11, 68% aos servidores efetivos do Poder Legislativo. O reajuste é extensivo aos cargos em comissão, funções gratificadas, abonos e estagiários existentes no referido Poder, que recebe até um salário mínimo.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador José Hélio dos Santos, o Helinho (PDT), que manifestou a esperança por um ano melhor para o país. O parlamentar repercutiu o mutirão realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, na cidade e no povoado Cajueiro, e fez um apelo à população para se unir no combate ao mosquito transmissor de várias doenças. “Todos nós temos que fazer a nossa parte, não deixando o ambiente propício para a proliferação desse mosquito. Essa causa é de todos nós”, disse. Ele relatou que participou do mutirão em Patos e constatou que ainda existem pessoas resistindo ao trabalho dos agentes de endemias e de saúde. “Eles estão fazendo aquilo para a proteção de todos. Então, é importante que cada uma faça sua parte”.

DSC_0459

Helinho dirigiu críticas ao Governo do Estado por conta das obras paradas no município. “Existe a promessa de serem concluídas, mas ainda não foram. E nós, gestores, vereadores, seja oposição ou situação, temos que nos unir e ir atrás, cobrar para tentar reverter essa situação”, finalizou.

DSC_0466

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão (PP), agradeceu pelo o início de mais um ano legislativo e reafirmou seu compromisso de atuar no Legislativo para contribuir com o desenvolvimento do município. “Estamos aqui para colaborar no que for possível, aprovando os projetos que sejam para o bom desenvolvimento do nosso município”, disse. Ele também fez um apelo à população com relação ao combate ao mosquito. “Quero pedir às pessoas que abram as portas de suas casas para os agentes de endemias e de saúde. Colaborem com limpeza para que possamos todos juntos combater a dengue e as outras doenças”. O parlamentar parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa do mutirão. “Esse é um problema sério, que está se alastrando por todo o território brasileiro e precisa de muita atenção. Patos está de parabéns pela iniciativa”.

Publicidade

DSC_0472

O vereador Adalberto Lopes (PP) afirmou estar preparado para mais um ano de trabalho no Legislativo. “Estamos para votar os projetos que vierem a benefício do nosso povo, com a mesma garra de 2015, quando aprovamos diversos projetos para crescimento do município de Patos”. Ele também falou sobre a necessidade de combater o mosquito aedes aegypti. “Quero pedir ao todos os nossos munícipes, que nos unamos nessa causa. Vamos fazer a nossa parte, porque a coisa é séria. Participei do mutirão no povoado Cajueiro e fomos bem recebidos, mas, infelizmente, encontramos larvas do mosquito. Isso mostra que temos que nos empenhar mais, estar mais atento para que não tenhamos essas doenças em nosso município”.

DSC_0477

Francisco João da Costa, do PP, foi breve em seu pronunciamento. Ele lembrou da atuação do Legislativo no ano passado e afirmou que volta em 2016 com mais determinação para enfrentar os desafios. “Esperamos que Deus nos mande muitas chuvas e um bom inverno”.

DSC_0481

Em seu primeiro pronunciamento, Cornélio Edmundo (PMDB) também antecipou apoio aos projetos que forem a benefício da população. Ele pediu a Deus por chuvas, frisando que as já registradas ainda não foram suficientes para a agricultura. O parlamentar salientou que este é um ano de eleições no município e pediu para que as questões políticas não sejam levadas para dentro da Casa, comprometendo o trabalho do Legislativo. “Devemos estar unidos para melhor desenvolver nosso município”, pontuou.

Wilson Vieira, do PTB, também fez um pronunciamento otimista. “Estamos aqui para iniciar mais ano de trabalho. E que este seja um ano proveitoso para nosso município e para cada um de nós, e que busquemos contribuir para o desenvolvimento do nosso município”. Ele parabenizou o município pela realização das ações de combate ao mosquito, mas criticou o serviço de coleta de lixo, que segundo ele, está deficitária. “Não sabemos mais os horários e nem os dias que o carro da coleta passa. E até deixou de passar em algumas ruas. Na margem da BR, com essa deficiência, está se tornando um local para jogar lixo”.

DSC_0487

O vereador também destacou a iniciativa do Grupamento da Polícia Militar do município, em disponibilizar um número telefônico para contato – 89 99472 3608 – e também, pelo excelente trabalho de segurança que foi realizado no dia do encontro dos blocos. Wilson fez, ainda, um registro sobre o artesão e ecologista, Antônio Silva, que possui laços familiares na cidade de Patos, e passou pelo município na última quarta-feira, durante sua viagem de São Paulo a Picos, no Piauí, de bicicleta. “É um exemplo de cidadão, que não veio ao Piauí a passeio, mas em forma de protesto mesmo, com o objetivo de mostrar e chamar atenção para os ideais dele e melhorias da sociedade brasileira”, disse.

Publicidade

DSC_0490

O vereador Luiz Evaristo de Sousa, o Luizinho (SDD), inicialmente agradeceu por estar de volta aos trabalhos na Casa Legislativa. “Só tenho a agradecer por estar presente novamente e dizer que estamos prontos para colaborar com o que for de melhor para o município, dando continuidade ao nosso trabalho, nosso projeto”. O parlamentar destacou a grande movimentação registrada no período de carnaval, em Patos. “A nossa cidade recebeu visitantes de várias cidades e até de outros Estados. Patos, hoje, é uma das cidades com o maior potencial turístico da região, e isso é positivo”, afirmou.

DSC_0492

O presidente da mesa diretora da Casa, Saulino Reis (PSDB), foi breve em suas palavras. O parlamentar apenas dirigiu agradecimento aos vereadores e à população que acompanhou a sessão, e afirmou que o município terá o apoio da Câmara Municipal na discussão de projetos que sejam bons para município. “Tenho certeza de que todos os vereadores deste município tem o mesmo pensamento, de fazer o melhor para o nosso município”, disse. Ao finalizar, Saulino também defendeu a união da população com o poder público para combater o mosquito.

Mais fotos da sessão:

DSC_0438

DSC_0439 DSC_0440 DSC_0443 DSC_0445 DSC_0446 DSC_0447 DSC_0448 DSC_0449 DSC_0451 DSC_0452 DSC_0459 DSC_0463 DSC_0465 DSC_0466 DSC_0469 DSC_0471 DSC_0472 DSC_0477 DSC_0481 DSC_0487 DSC_0490 DSC_0492 DSC_0494 DSC_0495

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS