Connect with us

POLÍTICA

Crise leva Dilma a cancelar viagem com Wellington Dias ao Japão e Vietnã

Publicado

em

Com o agravamento da crise política, a presidente Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria para o Vietnã e o Japão. No roteiro, Dilma estaria acompanha da do governador Wellington Dias (PT) e dos demais governadores das áreas englobadas pela chamada região do Matopiba. Empresários desses estados também farão parte da comitiva em busca de fechar parcerias.

Dilma Rousseff (PT) manteve apenas a primeira parte da viagem que é o roteiro por Paris, França. Com a decisão da presidente, Wellington também cancelou a agenda. De acordo com informações da assessoria do Palácio de Karnak, o governador manterá apenas a viagem a Europa.

Com a mudança nos planos, o governador fará um convite para que a comitiva Japonesa que receberia a visita dos brasileiros, visite o Piauí nos próximos meses. O governador tem interesse em firmar contrato com as empresas do país asiático.

Wellington Dias visitará países como Espanha, Alemanha e Itália no período de 8 a 16 de dezembro. O governo do Paiuí foi informado na noite desta sexta-feira (27/11) da decisão de Dilma cancelar a viagem.

O governador já obteve a autorização da Assembleia  Legislativa do Estado para viagem à Europa. A vice-governadora Margarete Coelho (PP) comandará o governo no período de ausência do líder do Executivo. Será a segunda vez que ela assume o governo do Estado.

Publicidade

MOTIVOS
A presidente estaria preocupada com as votações de temas importantes para o governo no Congresso Nacional. Caso não receba o aval dos parlamentares para alterar a meta para um déficit primário, o governo terá que optar em paralisar a máquina pública ou ter de responder a questionamento do Tribunal de Contas da União (TCU).

No entanto, a decisão de cancelar a viagem cria desconforto diplomático. Não é a primeira vez que a presidente cancela ida ao Japão. Dessa vez, seria uma visita oficial de trabalho, mas a presidente retribuiria a visita do príncipe e da princesa Akishino, que estiveram em Brasília em novembro como parte das comemorações de 120 anos das relações entre Brasil e Japão.

 

 

 

Publicidade

Fonte: OOlho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS