Connect with us

POLÍTICA

Deputado Marcelo Castro assume hoje o Ministério da Saúde

Publicado

em

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) toma posse hoje oficialmente do Ministério da Saúde. Outros nove titulares anunciados na semana passada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em sua reforma ministerial também serão empossados. A solenidade está marcada para acontecer às 15h no Salão Nobre do Palácio do Planalto em Brasília. O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), confirmaram suas presenças. Anteriormente, a pasta era chefiada pelo petista Arthur Chioro.

Esta é a segunda vez que um piauiense assume o cargo de ministro da Saúde. O primeiro foi o médico sanitarista Waldir Mendes Arcoverde, irmão do ex-governador do Piauí, Dirceu Arcoverde, na década de 1970, quando o presidente do Brasil era João Batista Figueiredo.

Ainda na semana passada, durante a solenidade onde foram anunciadas as mudanças ministeriais, Marcelo Castro garantiu que dará continuidade aos programas sociais da pasta, como Mais Médicos, Farmácia Popular e Saúde Não tem Preço, que oferece gratuitamente remédios para doenças crônicas, serão mantidos durante sua gestão.

“A população de menor renda depende diretamente disso aí. O governo é da presidenta Dilma (Rousseff), é um governo de continuidade, que vem do governo Lula, evidente que programas que foram criados no governo Lula e no governo Dilma vão continuar. O Mais Médicos é um programa de grande sucesso e cada vez mais vai ser fortalecido e incentivado”, garantiu Castro.
Na ocasião, o ministro afirmou ainda que para ter melhorias na Saúde é preciso apostar na racionalização e economia para “fazer mais com menos”. “Vamos priorizar aquelas áreas que têm uma melhor resposta, um maior alcance social. Quanto mais barato, quanto mais simples, quanto maior for o alcance de uma ação na saúde, aí será priorizada”, enfatizou no novo ministro.

Marcelo Castro está em seu 5º mandato consecutivo na Câmara Federal, tendo sido eleito para o cargo pela primeira vez em 1998. Ao deixar a Casa para assumir a o Ministério da Saúde, quem assume seu lugar é o 1º suplente da coligação “Piauí no Coração II”, o atual secretário estadual do Turismo, Flávio Nogueira (PDT).

Publicidade

A indicação de Castro faz parte da estratégia do governo federal para assegurar apoio do PMDB das matérias e projetos de interesse do governo nas votações no Congresso Nacional.

 

Fonte: DP

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS