Connect with us

POLÍTICA

Deputado piauiense é afastado por suspeita de corrupção

Publicado

em

A Justiça determinou o afastamento de cinco deputados distritais da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal sob suspeita de desvio de recursos públicos. A decisão atingiu a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS), e o deputado piauiense Raimundo Ribeiro (PPS), dentre outros parlamentares e servidores. Raimundo Ribeiro é irmão do ex-diretor do Interpi (Instituto de Terras do Piauí) e ex-vereador de Teresina, Acilino Ribeiro. As informações são do Jornal Diário do Povo.

O esquema, segundo a Polícia e o Ministério Público, teria movimentado R$ 31 milhões em sobras orçamentárias de 2015, desviados às empresas que prestam serviços à Secretaria de Saúde. Os demais membros da Mesa Diretora também foram afastados, com exceção do distrital Juarezão (PSB), eleito dia 22 para vice-presidente da Câmara Legislativa, no lugar da deputada Liliane Roriz (PTB), que entregou gravações comprometedoras sobre o suposto desvio de verba.

Deputado Raimundo Ribeiro (PPS/DF) Foto: Reprodução

Os deputados foram afastados depois das conclusões da  Operação Dracon, que apurava desvios de recursos na Secretaria de Saúde de Brasília, a pedido da Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federal, em conjunto com a Polícia Civil. Apesar do afastamento das funções na Mesa, os deputados mantêm os mandatos. Foram afastados da Mesa Diretora a deputada Celina Leão (PPS), os deputados Cristiano Araújo (PSD), Raimundo Ribeiro (PPS), Bispo Renato (PR) e Júlio César (PRB), e os servidores Alexandre Braga Cerqueira e Valério Neves Campos, além do ex-presidente do Fundo de Saúde do DF, Ricardo Cardoso dos Santos.

Na operação, deflagrada anteontem, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva contra deputados e servidores da Câmara Legislativa do DF por suspeitas de crimes de corrupção ativa, passiva ou concussão, envolvendo o pagamento de propina a parlamentares, em esquema criminoso que teria desviado recursos de sobras orçamentárias, no valor de R$ 31 milhões, do ano de 2015 às empresas que prestam serviços à Secretaria de Saúde local.

A Operação Drácon faz alusão a uma forma de governo adotada na democracia ateniense. A ação cumpriu no total 14 mandados na Câmara Legislativa do DF e em outros endereços de Brasília.

Publicidade

Capital Teresina

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS