Connect with us

POLÍTICA

Deputado questiona ministros sobre empréstimo de R$ 600 milhões ao Piauí

Publicado

em

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) protocolou, nesta quinta-feira (29), dois requerimentos nos quais pede informações sobre o contrato de empréstimo celebrado entre a Caixa Econômica Federal e o Governo do Piauí, assinado na última terça-feira, em Brasília (DF).

Fortes enviou o pedido aos Ministérios do Planejamento e da Fazenda. Nos requerimentos, o deputado federal quer saber se os órgãos têm conhecimento da operação de crédito, se há análise de impacto financeiro e orçamentário da ação, se é preciso autorização ou manifestação da pasta para que o contrato seja concretizado, e se o órgão acompanha a aplicação dos recursos.

“Sabendo que o Estado do Piauí está passando por dificuldades, solicito que sejam disponibilizadas as informações relacionadas ao questionamento acima listado, pois é de conhecimento público que o governo do Estado não tem sequer condição de pagar o funcionalismo publico hoje, quem dirá de arcar com uma parcela de financiamento”, justifica o deputado no documento.

Heráclito Fortes pede ainda que os ministros respondam  “no intuito de salvaguardar os recursos em questão, preservando a demanda da população do Estado do Piauí, para que seja realmente direcionado a sua aplicação em favor da população local, caso seja realmente comprovado a sua necessidade.”

O Governo do Piauí deve utilizar os recursos para obras de infraestrutura, em áreas como saneamento e mobilidade urbana – o elevado da avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina, deve ser concluído com recursos do empréstimo. O Estado ainda aguarda a assinatura de outra operação de crédito com a Caixa, dessa vez de R$ 300 milhões. O dinheiro é visto como importante para dar um alívio nas contas do poder público estadual em meio a crise econômica.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS