Connect with us

Fronteiras

Deputados debatem fechamento de fábrica em Fronteiras

Publicado

em

O fechamento de uma fábrica de cimento Itapissuma, no município de Fronteiras, no Sul do Piauí, foi o tema da fala do deputado Warton Lacerda (PT), primeiro orador na sessão desta quarta-feira (22). O empreendimento está fechado há dois anos.

“Eu não consigo entender como uma indústria do porte de uma fábrica de cimento daquela, com a matéria-prima naquela região, fecha. Como é que a gente não acompanha isso, não abraça a causa?”, questionou o parlamentar.

Warton Lacerda indagou sobre como as pessoas da região vão viver, já que o fechamento da fábrica destruiu toda a economia da região, prejudicando o comércio. Tem gente passando fome, lamentou.

“Eu convido os deputados para visitarmos o município de Fronteiras e ver de perto o que é um verdadeiro cemitério de caçambas, carretas, uma coisa muito triste. As pessoas estão sofrendo muito. Elas me procuram e me pergunto o que vamos fazer agora e, estou pedindo a ajuda de vocês”, comentou.

O parlamentar disse também que há um ano e meio esteve com o Governador Wellington Dias. Warton Lacerda questionou se é possível que  grupos de foram possam fazer algum tipo de investimento naquela região, para trazer de volta a produção de cimento e melhorar a vida das pessoas, de imediato.

Publicidade

A fábrica foi inaugurada em 2002 e chegou a produzir cerca de sessenta mil sacos de cimento por dia, empregando direta e indiretamente, aproximadamente mil pessoas.

Aparte

O deputado Franzé Silva (PT) falou da importância de os parlamentares passarem a discutir também os grandes temas de interesse da população,  como o fechamento da fábrica em Fronteiras, “um grande tema, que precisa ser discutido”. Segundo ele, o cimento gera uma cadeia de riqueza muito grande, com geração de renda e de emprego.

“Inclusive, podemos apontar caminhos, para que o Governo do Estado possa encontrar soluções. Tenho sido contactado por algumas pessoas que têm interesse de ter a concessão da exploração das minas daquela região”, informou o parlamentar.

Franzé sugeriu ao deputado Warton Lacerda que seja realizada uma audiência pública, com a presença do Governo do Estado, secretarias de Desenvolvimento e da Fazenda, representantes da empresa Itapissuma e do setor produtivo, além dos empregados e da população para tentar buscar alternativas para que  restabeleça aquela cadeia produtiva.

Publicidade

O deputado Warton Lacerda aceitou a sugestão do deputado Franzé e acrescentou que irá buscar informações junto as autoridades da região, para  que elas levem para a audiência pública. “O que foi a região antes e depois da fábrica”, para com isso sensibilizar o governador Welllington Dias para a causa.

Esportes

O parlamentar falou ainda sobre a sua proposição, da realização de uma audiência pública para discutir o esporte no Piauí, numa visão geral. O deputado disse que trabalha com esporte há quase dez anos e gostaria de saber sobre o funcionamento do projeto.

 

 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS