Connect with us

POLÍTICA

Deputados querem audiência com secretário para discutir situação dos concursados da Segurança

Publicado

em

A Assembleia Legislativa promoveu audiência pública na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, para debater a convocação dos agentes de polícia civil  aprovados no último concurso, além de delegados e agentes de polícia, também já aprovados. O debate foi convocado pelo deputado Marden Menezes (PSDB) e presidido pelo deputado Coronel Carlos Augusto (PL), da Comissão de Segurança Pública. Os concursados compareceram ao Plenarinho portando faixas e cartazes com os dizeres: “Somos 388 agentes aprovados. Convocação de todos para o curso de formação já”.

O deputado Coronel Carlos Augusto abriu a audiência informando que procurou informações junto ao secretário da Segurança, capitão Fábio Abreu, que assegurou a convocação de cerca de 84 delegados, peritos e agentes para o curso de formação, embora sem previsão de data. Ele reconheceu “o débito que o governo federal tem para com a segurança pública”. E, com a experiência que já teve como comandante da Polícia Militar do Piauí, ele entende que “é preciso dar resolutividade à política de segurança pública do País, ao tempo que seja replicada nos demais estados brasileiros”. Carlos Augusto defendeu que os demais deputados cobrem do governo a programação para a realização do curso de formação para os agentes e a convocação dos aprovados.

Marden Menezes (PSDB) lamentou a falta de interesse dos agentes públicos com o tema. “Foram convidados todos os secretários dos setores administrativos e da segurança e da Justiça, mas eles não se deram ao trabalho de mandar representantes para a audiência”, criticou Marden Menezes, que, em contrapartida, agradeceu e elogiou a presença do deputado Carlos Augusto, que mesmo sendo governista compareceu e se comprometeu a defender os concursados. Menezes argumentou que um dos objetivos da audiência era elaborar um documento com os concursados para que possam programar a convocação de todos os 388 aprovados. O parlamentar concluiu o discurso afirmando que colocava o gabinete à disposição dos agentes e demais funcionários da Segurança, que precisem de convocação.

Deputados solicitam reunião com Secretário de Segurança e calendário 

Sobre a situação da contratação dos agentes de Polícia Civil aprovados, o deputado estadual Cel. Carlos Augusto (PL) se comprometeu em agendar uma audiência com o Secretário Estadual de Segurança Pública para que os pleitos dos concursados sejam apresentados. A audiência pública foi proposta pelo deputado estadual Marden Menezes (PSDB). A pedido da promotora do Ministério Público Fabrícia Barbosa, os concursados também devem entrar com uma ação solicitando o cronograma com datas especificadas para a quantitativo dos cursos de formação. “O Ministério Público tem acompanhado e sabe do deficit da polícia no Estado”, disse.

Publicidade

Outra reclamação dos concursados foi o chamamento de todos os concursados para os cargos de delegado e perito e apenas 84 concursados aprovados para o cargo de agentes para a do curso de formação. “Foram 257 agentes aprovados em 2018 e apenas 84 chamados para o curso de formação. Diante de deficit na polícia, por que não criar um calendário e chamar todos?”, questionou Marcos, representante dos concursados.

Em resposta ao questionamento, o delegado Adolfo Henrique da Academia de Polícia disse que, por questões físicas e técnicas o curso de formação tem que ser realizado por etapas. “Hoje a maior sala da Acadepol comporta 40 alunos, por isso decidimos dividir as turmas para os cursos de formação. Outra questão é que temos que preservar a qualidade dos agentes formados. Estamos capacitando profissionais que vão lidar com a segurança da população e por isso precisam de equipamentos e estrutura necessárias para realizar o curso e para trabalhar”, disse.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi), Constantino Júnior, destacou em sua fala o número de policiais que estão prestes a se aposentar no Estado. “Se hoje temos uma necessidade grande de agentes, quando os que temos se aposentarem, essa necessidade vai ser ainda maior”, disse.

A deputada Teresa Britto (PV) também participou da audiência pública e destacou a importância do trabalho dos policiais civil. “Precisamos de vontade política do Governo do Estado para que essa problemática na segurança público do Estado seja resolvida”, disse.

O deputado Marden Menezes reafirmou o seu compromisso com a categoria e disse que irá, junto com a comissão de representantes dos concursados, participar de audiência com o Secretário Estadual de Segurança Pública. “Vamos pedir que o calendário para o curso de formação de todos os agentes concursados seja formalizado”, disse.

Publicidade

Fonte: Edmundo Moreira/Larissa Saldanha. Edição: Katya D’Angelles – ALEPI.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS