Connect with us

DESTAQUES

Dilma volta a cogitar ser candidata a senadora pelo Piauí, tirando Regina do páreo

Publicado

em

A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) teria dito ao jornalista Josias, do Portal Uol, que pretende mesmo ser candidata a uma vaga no Senado pelo estado do Piauí.

Ele publicou em sua coluna, Blog do Josias, no Uol, o seguinte: “Sem alarde, Dilma Rousseff discute com amigos um novo projeto: a reinvenção de sua carreira política. Numa conversa recente, admitiu candidatar-se ao Senado em 2018. Só não soube dizer por qual Estado. Mora no Rio Grande do Sul e nasceu em Minas Gerais. Mas discutiu a sério a hipótese de disputar a vaga de senadora pelo Piauí, estado governado pelo petista Wellington Dias”.

Josias lembra que não foi a primeira vez que o Piauí entrou no radar de Dilma. E que o assunto teria causado um certo desassossego no petismo piauiense, forçando o governador a negar que estivesse negociando com Dilma a transferência do domicílio eleitoral dela de Porto Alegre para Teresina. A novidade é que a ex-presidente voltou a falar sobre o assunto. No Rio Grande do Sul, Dilma foi ignorada pelo seu partido.

Diz Josias: “(No Rio Grande do Sul) o PT já escolheu o senador Paulo Paim como candidato à reeleição para o Senado. Confirmando-se a intenção da presidente deposta de retornar às urnas, será uma pena se ela for pedir votos à clientela do Bolsa Família no Piauí. O país perderá a chance de assistir a um novo embate de madame com Aécio Neves, pois o senador tucano revela-se disposto a pleitear junto ao eleitorado mineiro a renovação do mandato”.

No texto ele lembra de uma disputa Aécio versus Dilma em 2012, quando Dilma participou da mal sucedida campanha do petista Patrus Ananias à prefeitura de Belo Horizonte. Diz que Aécio fustigou-a. Disse que os eleitores mineiros conheciam melhor a sua capital do que “qualquer estrangeiro.” Tratada como forasteira, Dilma reagiu. Caprichando na ironia, sapecou: “Nasci aqui em Belo Horizonte, no hospital São Lucas. Saí daqui para lutar contra a ditadura, e não para ir à praia”.

Publicidade

Segue Josias em seu texto: “Uma eventual fuga para o Piauí não faria jus à fama de valentona de Dilma. Mal comparando, a intrépida presidente deposta ficaria muito parecida com José Sarney. Oligarca do Maranhão, Sarney elegeu-se senador pelo Amapá depois que deixou a Presidência da República”.

E REGINA SOUSA?
Talvez o nobre jornalista Josias não saiba, mas tem um problema muito maior a ser resolvido pelos petistas piauienses se Dilma realmente vir para o Piauí ser candidata a senadora. E atende pelo nome de Regina Sousa, que vez outra é chamada de “senadora sem voto” por seus maiores críticos. Aliás, desde que assumiu a suplência de W.Dias, ela tem tentado emplacar de todas as formas seu nome para se reeleger em 2018. E tem esse direito, é claro.

Regina, não custa lembrar, foi quem mais defendeu Dilma na época do impeachment, em 2016. Será que cederia para a companheira vinda de outro estado? Sobre Dilma no Piauí, obteve na eleição 2014, reeleita presidente, 78,3% dos votos válidos. Foram 1.385.096 votos. Foi o segundo maior percentual alcançado pela petista em todo o país no segundo turno, atrás apenas do Maranhão (78,76%). Teve cidade piauiense, como Bela Vista, que deu um percentual de mais de 90% a favor de Dilma. Isto é, tem motivo de sobra para querer esses votos mais uma vez.

Dilma, ao centro, tiraria Regina com apoio e Wellington? (Foto: Reprodução)

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS