Connect with us

POLÍTICA

Disputa por vaga no TCE reaproxima PT e PMDB após eleição no Piauí

Publicado

em

Os deputados do PMDB já manifestaram publicamente que o partido está se articulando para eleger o nome do substituto do conselheiro Anfrísio Lobão, que irá se aposentar após 20 anos de trabalho no Tribunal de Contas do Estado. Mas o sucesso das pretensões do partido, que até agora caminha para oposição ao futuro governo, passa pela necessidade de uma reaproximação com o governador Wellington Dias.

Na eleição estadual deste ano, PT e PMDB estiveram em palanques opostos na disputa pelo governo do Estado. Wellington Dias venceu o pleito com 63,08% dos votos derrotando o peemedebista Zé Filho que concorria à reeleição e teve apenas 33,25%. A decisão de Wellington de concorrer a governador provocou um racha na base de sustentação do governador da época Wilson Martins (PSB) e provocou mágoas e acusações entre petistas e pemedebistas.

No PMDB, a disputa eleitoral de 2014 já é vista como águas passadas e a ordem agora na legenda é buscar o apoio de Wellington Dias para a eleição do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), ao cargo vitalício de conselheiro do TCE. Até o momento as negociações encontram-se apenas nos bastidores da Assembleia, mas já são apontadas como fator decisivo para uma aproximação entre PT e PMDB no legislativo estadual.

Do lado petista, o governador Wellington Dias proibiu os aliados de tecerem qualquer comentário sobre negociações com partidos políticos. Wellington afirmou que só irá tratar sobre o tema depois do segundo turno da disputa pela presidência da República. O governador eleito tem insistido no discurso de que não irá negociar qualquer tipo de barganha em troca de apoio na Assembleia. A coligação petista conseguiu eleger apenas 10 deputados para a Assembleia.

O deputado Fábio Novo afirmou que a discussão sobre a eleição do novo conselheiro do TCE ainda não está na pauta do partido. “Nossa prioridade é só uma no momento, reeleger a presidente Dilma Rousseff. O governador Wellington Dias já deixou claro que discussões sobre apoio na Assembleia irão ocorrer de acordo com a necessidade de aprovação de projetos. Não vamos barganhar. É bom para o Piauí que se tenha oposição nesta Casa. Não há até o momento nenhuma discussão sobre a vaga do TCE”, declarou.

Publicidade

O deputado Themístocles Filho (PMDB), nome mais cotado para assumir a vaga, defendeu a necessidade de um consenso. “A eleição deve ocorrer apenas no ano que vem. Neste momento ainda estamos envolvidos com o segundo turno. Nós temos uma boa relação com todos os parlamentares, mas acredito que a Casa chegará a um consenso”, disse.

O processo de eleição só será iniciado após o TCE-PI realizar oficialmente o anuncio de vacância do cargo à Assembleia Legislativa. Após ser comunicada, a Mesa Diretora da Casa divulgará edital e posteriormente as inscrições serão abertas. Os candidatos serão sabatinados pelos parlamentares, que logo depois seguirão para uma votação secreta.

Por: Lídia Brito – Jornal O DIA

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS