Connect with us

Patos do Piauí

Dois Requerimentos são aprovados em sessão da Câmara de Patos do Piauí

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí em sessão realizada no último sábado (12) aprovou dois Requerimentos. A sessão ordinária foi presidida pelo vereador José Hélio dos Santos, vice-presidente da mesa diretora da Casa.

O primeiro requerimento, de autoria do vereador José Wilson Vieira da Silva, solicita a recuperação dos alambrados e manutenção de serviços da quadra municipal de esportes, localizada próximo ao hospital.

De acordo com o vereador, o objetivo é promover a conservação e manutenção do patrimônio público. A petição foi direcionado ao prefeito municipal Agenilson Teixeira Dias e ao secretário de Obras e Serviços Públicos.

No segundo requerimento, o vereador José Hélio dos Santos, solicitou que a Secretaria de Segurança faça a doação de uma viatura modelo Picape 4×4 para o município. A solicitação foi feita ao coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança Pública do Piauí.

Conforme o autor, o objetivo é atender à necessidade de locomoção dos policias que atuam na cidade. “O intuito é atender à necessidade de locomoção dos policiais de Patos do Piauí, que contam apenas com um Fiat Palio, ano 2009/2010, que está constantemente em oficinas, resultando em muitas despesas. O veículo já não está mais em condição de atender a demanda do município” justificou o vereador.

Publicidade

Os dois requerimentos foram aprovados pela Câmara Municipal. Ainda durante a sessão, foi apresentado o projeto de lei N° 1/2018, de autoria do poder executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2019.

A lei compreende as metas e prioridades da Administração Pública Municipal; a estrutura, organização e diretrizes para a elaboração e execução dos orçamentos e suas alterações; disposições relativas às despesas com pessoal e encargos sociais; disposições sobre alterações na legislação tributária e política de arrecadação de receitas; Regime de Gestão Fiscal Responsável e dívida pública municipal.

No segundo momento da sessão, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. A primeira a se pronunciar foi a vereadora Luzitânia dos Dias Reis (SD), que criticou a afirmação por parte de um dos vereadores de que não é possível realizar festividades de  aniversário da cidade. “O fato de um colega vereador falar que não tem como festejar o aniversário da cidade me chamou atenção […]. Não se comemora aniversário somente com emendas, já tivemos vários aniversários da cidade em outras gestões comemorado com recursos do FPM” ressaltou.

Luzitânia dos Dias ainda falou sobre o problema da ambulância do município e solicitou a recuperação de estradas. “Quanto a espera da ambulância do Governo, esta não é a alternativa mais rápida. Lembro-me bem, que Wilson Martins, quando era governador, mandou uma ambulância para Patos. Onde se encontra? é bem mais viável conserta-la. Peço o conserto das estradas do município, entre elas, a que dá acesso ao Poço do Boi. O povo tem cobrado, a situação lá é horrível. Caso adoeça alguém, a dificuldade de chegar até a cidade está muito grande” disse.

Em seguida, a vereadora Zuleide Valdete da Costa-PSB, informou a contratação de médico para o município, parabenizou as mães e informou sobre ações realizadas no município, como a campanha da gripe e a carreta da hanseníase. “Na sessão passada foi cobrado sobre o médico que estava faltando na equipe, informo que a médica já foi contratada e já veio para trabalhar. Parabenizo as mães, em especial a minha mãe, pelo seu dia. A campanha da vacinação da gripe começou hoje, convoco as pessoas a irem tomar a vacina. Terá também a carreta da Hanseníase, se não me engano, dia 15 no Cajueiro e dia 16 aqui em Patos. È muito importante que você vá, se tiver alguma mancha, para se certificar” falou.

Publicidade

O vereador Wilson Vieira, parabenizou o professor Valmir pela inciativa de realizar a Copinha com crianças do município. “Gostaria de parabenizar o nosso colega, o professor Valmir, pela iniciativa de fazer a copinha com as crianças. Isso ajuda muito no desenvolvimento psicológico e físico das crianças. Essa é uma iniciativa que o professor toma por mais uma vez, creio que já é a 4° copinha e é um evento importante para ocupar essas crianças tanto mental, quanto fisicamente” disse.

O vereador ainda parabenizou as mães do município, os profissionais da enfermagem e a parceria da gestão para trazer a carreta da hanseníase para o município. “Deixo meus parabéns aos profissionais da enfermagem, que são de grande importância. A carreta de combate a hanseníase é de uma empresa de medicamentos, mas tem parceria com o Governo Federal e secretarias e a importância dela é muito grande, porque em torno dos 25% dos casos de hanseníase descobertos no Brasil foram através dessa carreta. Parabenizo a empresa e o município que conseguiu traze-la. Parabenizo também as mães do município, em especial a minha, parabéns a todas pelo dia das mães” .

Marlon Costa Oliveira, vereador pelo PRTB, cobrou ao poder Executivo, respostas sobre o poço da localidade Lagoa do Mel, que segundo ele, está quebrado há 6 meses. “Quero fazer uma cobrança ao poder Executivo e ao líder da situação, para providenciar uma resposta sobre a questão do poço da Lagoa do Mel, que tanto se falou e até hoje não obtivemos uma resposta. As pessoas estão procurando uma resposta e eu não tenho essa resposta para dar, elas nos procuram e não temos o que dizer. O poço já está há 6 meses quebrado, mas até aqui não foi tomada nenhuma providência” ressaltou.

Ele ainda agradeceu à gestão por atender a reivindicações feitas  e parabenizou as mães. “Quero aqui agradecer ao poder Executivo por ter atendido a reivindicações e ter concluido a iluminação pública no povoado Cajueiro. Parabenizo todas as mães patoenses, inclusive a minha” comentou.

O vereador Luiz Evaristo parabenizou as mães os vereadores pelos requerimentos e fez uma critica ressaltando que os requerimentos não estão sendo atendidos. “Quero parabenizar os vereadores pelas indicações, é uma pena que 99% dos requerimentos são esquecidos, seria bom se todos fossem atendidos. Não poderia deixar de parabenizar também a todas as mães patoenses, pelo dia das mães” ressaltou.

Publicidade

Luiz Evaristo ainda falou sobre o problema da falta de água, ressaltando sobre a localidade Poço do Boi. “É lamentável a situação do Poço do Boi. Eu consegui um poço para a localidade, mas a primeira dificuldade foi para a maquina chegar até o local. Essa semana a maquina foi, mas cavaram 100 metros e não conseguiram encontrar água. Vejo que hoje o Poço do Boi é a principal região com falta de água. Uma das coisas que senti que merecia era pedir um poço para aquela localidade, quando consegui 3 poços para o município destinei um para lá, mas infelizmente, fico triste por não poder deixar o pessoal satisfeito, pois não encontramos água naquele setor. Esta semana vou sentar com o pessoal do instituo para ver aonde colocar esse poço. Para não perder vamos levar para outra localidade” falou.

José Hélio dos Santos, vice-presidente da mesa diretora, agradeceu a presença da população e parabenizou aos representantes que se preocupam em ajudar o município. “Agradeço a presença das pessoas que vem a essa Casa Legislativa e convido que venham mais vezes para verem o que cada vereador faz pelo município, isso é de suma importância. Parabenizo a todos aqueles que tem a preocupação de ajudar o nosso município. Se cada um de nós fizer isso, procurar agir através de seus representantes, ir atrás de algo para melhoria do nosso município, as coisas dão certo. Parabenizo a quem faz dessa forma” disse.

O vereador também parabenizou as mães e os profissionais da saúde “Quero parabenizar pelo dia das mães, principalmente a minha, e todas as mães de Patos. Parabenizo também todos os profissionais da saúde, que no dia de hoje estão vacinando os idosos e que são muito importantes e nos ajudam nas horas da doença” destacou.

Ele ainda falou sobre reivindicações feitas pelos vereadores. “Sobre o alambrado da quadra, já começaram a fazer lá, o secretário de esportes levou o rapaz para soldar o que estava quebrado e logo vão ajeitar as telas. A ambulância que estava quebrada há uns 10 ou 15 dias, trocamos o motor e já está aí. A estrada do Poço do Boi iniciará essa semana e sobre a caixa d´água, que foi falado na sessão anterior, o pessoal da Agespisa veio procurar a prefeitura. Vão demolir a caixa e pediram para que seu Aluísio doasse o terreno para fazer o escritório da Agespisa e ele vai doar, segundo o que estou sabendo” falou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS