Connect with us

POLÍTICA

“É preciso investir no Social e pensar no Brasil”, diz governador

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) criticou a PEC 241, que cria o teto para os gastos públicos, aprovada em primeira votação no Congresso Nacional, e disse que “é preciso investir no Social e pensar no Brasil”.

O governador concedeu entrevista ao Notícia da Manhã, nesta segunda-feira (17), falou sobre a crise financeira, segurança pública, politica e fez alerta para evitar as queimadas.

“Pelo amor de Deus. Olhem as recomendações sobre a questão dos incêndios. Vamos evitar o fogo. A situação está dramática. Temos seis focos de incêndios grandes e há a necessidade da população contribuir”, disse o governador sobre os incêndios que têm causado destruição em vários municípios do Estado.

Interrogado sobre a disputa à reeleição em 2018, o petista foi evasivo e suscinto na resposta. “Vamos tratar de trabalhar pelo Piauí. As coisas mudam tanto”. No entanto, Wellington Dias avaliou o atual momento político do país e a articulação por parte dos oposionistas para tirar o Partido dos Trabalhadores da disputa à Presidência da República, no próximo pleito.

“Eu olho para trás e vejo que estamos em uma disputa do poder pelo poder muito ruim. É o pior momento na política no Brasil. Desde 2005, tudo o que aconteceu foi para prender o Lula, para tirá-lo da jogada, querem ganhar por WO para que não tenha nem oposição…isso é lamentável”, lamentou Dias.

Publicidade

O governador reforça a preocupação com a crise política no país e defende a necessidade de uma reforma política.

“A minha preocupação é com a política. Acho que a gente precisa pensar no Brasil. Não há salvação para o Piauí isolado. Não adianta a gente ter bons números, não ter dívidas, estar organizado, continuar com investimentos…mesmo com tudo isso, não há salvação para o Piauí isoladamente. É preciso ter uma cobrança de fora para dentro e é claro, uma reforma política. São necessários ajustes”, defende.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o governador do Piauí falou ainda sobre áreas como segurança, fornecimento de energia, abastecimento d’água, entre outros.

Abastecimento de água

Wellington Dias admitiu que o problema da falta de água em vários municípios do Estado se deve a situação crítica de reservatório com a falta de chuvas. Além de Teresina mais 60 municípios estão enfrentando a escassez de água.  Ele citou o exemplo do açude Joana em Pedro II que enfrenta problema de abastecimento de água.

Publicidade

O governador destacou que uma das saídas é a Parceria Público Privada (PPP). Serão investidos R$ 1,7 bilhão no abastecimento de água em Teresina e R$ 2,4 bilhões em cidades no interior do Estado.

Segurança

Na área de Segurança, o governador ressaltou que o Estado tem buscado parcerias com o Tribunal de Justiça do Piauí para a realização de mutirões de julgamento dos detentos. “O tema Segurança é sempre muito complexo, mas a gente tem conseguido diminuir alguns indicadores, como o de homicídios, no ano passado. Este ano, temos conseguido manter um patamar próximo ao de 2015. Um problema grave que temos são as drogas: temos que tratar  os dependentes”, defende.

Paralelo aos mutirões de julgamento, Wellington Dias ressalta que a secretaria de Justiça tem investido na ressocialização dos presos.

“A ideia é ter um olhar diferenciado para determinados indivíduos que cometem sistemaicamente crimes, como por exemplo, uma pessoa que foi presa 18 vezes e continua matando… Então, estamos querendo o julgamento, uma solução definitiva. Se o indivíduo é absolvido, tudo bem. Se ele for condenado e tiver que ficar 10 ou 20 anos de prisão, nesse tempo, ele tem que ser ressocializado para que saia uma pessoa melhor”, acredita.

Publicidade

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS