Elmano Férrer defende planejamento estratégico em segurança hídrica
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 06/12/17

Elmano Férrer defende planejamento estratégico em segurança hídrica

Durante audiência pública para discutir a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco nesta quarta-feira (06), o senador Elmano Férrer (PMDB-PI) defendeu a necessidade de um planejamento estratégico para área de segurança hídrica no país. Para o senador, a crise hídrica tomou uma dimensão ampla, atingindo vários estados e regiões, além da Região Nordeste, que sofre com a seca há décadas.

O senador Elmano Férrer chamou atenção para as instituições que tradicionalmente tratam do tema e que estão reduzindo ao longo do tempo, como a Superintendência do desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS). “A questão hídrica muito nos preocupa, especialmente o abastecimento humano no semiárido. E temos, de outro lado, as instituições como DNOCS e SUDENE agonizando”, afirmou o senador.

A audiência pública reuniu diversos órgãos e serviu para debater projetos de transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco. Convidados como o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e o consultor em recursos hídricos, Hypérides Macêdo, apresentaram alternativas de interligação entre o rio Tocantins e o rio São Francisco.

O debate aconteceu na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e contou ainda com o diretor geral do DNOCs, Ângelo Guerra, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Sérgio Ayrimoraes, representante da Codesvasf, Renato Chaves, representante do IBAMA, Régis Pinto, coordenadora do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Adriana Lustosa, a ainda representante do Ministério da Integração Nacional, Rafael Oliveira.

Além dos projetos de engenharia para interligar as bacias, a discussão também girou em torno da necessidade de revitalização ambiental dos rios e do Plano Nacional de segurança Hídrica, elaborado pela ANA.

Bacia do Parnaíba

A Bacia do Parnaíba, a segunda mais importante da região Nordeste e genuinamente Nordestina, também foi tema de debate da audiência. O rio Parnaíba abrange quase a totalidade do Estado do Piauí, parte do Maranhão e uma pequena parte do Ceará, totalizando 280 municípios em uma área de 344.112 km².

O senador Elmano Férrer tem um projeto de Lei, que tramita no Senado Federal, com a finalidade de instituir normas gerais para revitalização da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba, já aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

Fonte: Cidade Verde

Foto: reprodução

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

JAICÓS | Câmara divulga a pauta da sessão desta sexta-feira

A mesa diretora da Câmara Municipal de Jaicós divulgou nesta quinta-feira, 09, a pauta da 3ª sessão ordinária da atual legislatura, que acontecerá nesta, sexta-feira, 10, às 09:00h, no plenário

POLÍTICA

Mãe de Wesley Safadão tem candidatura cassada no Ceará

Mãe de Wesley Safadão, Maria Valmira Silva de Oliveira, a Dona Bill, teve sua candidatura cassada nesta quarta-feira (28). A cearense tentava se reeleger como vice-prefeita do município de Aracoiaba.

POLÍTICA

Ministério Público Federal solicita o aumento da pena para Lula

Foi apresentado nessa segunda-feira (31) pelo Ministério Público Federal (MPF) um recurso que solicita o aumento da pena e condenação dada ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Lula foi

Massapê do Piauí

Deputado Georgiano cobra energia elétrica para zona rural de Massapê do Piauí

O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) tem manifestado preocupação na Assembleia Legislativa com os piauienses que ainda vivem sem serviços básicos como energia elétrica e abastecimento de água. Na sessão

POLÍTICA

Governador vai ao Rio discutir exploração de gás e petróleo no Piauí

Nesta quinta-feira (20), o governador Wellington Dias e o secretário da Mineração, Luiz Coêlho, estarão no Rio de Janeiro onde cumprem agenda que visa discutir a utilização de fontes de

POLÍTICA

Dados parciais do TSE mostram que 56 candidatos no Piauí só leem e escrevem

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quarta-feira (10), estatísticas parciais dos candidatos que já pediram registro junto à Justiça Eleitoral do Piauí. Em relação ao grau de instrução, 56