Connect with us

POLÍTICA

Encontro discute projetos para atrair investimentos

Publicado

em

Com objetivo de tratar de operações financeiras para destinar a exportação no Piauí, aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), na Vice-Governadoria, uma reunião entre equipe das Secretárias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e um consultor financeiro que viabilizará o investimento no Piauí por meio de orgãos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O encontro, conduzido pela vice-governadora Margarete Coelho, teve como enfoque a apresentação de projetos para atrair investimentos no estado. Entre eles, a instalação do projeto do Porto Seco, que instituirá uma área de alfandegamento na capital e fomentará a exportação e importação de matérias primas do Piauí. O consultor financeiro José de Arimateia foi convidado pelo o Governo do Estado para dar assessoramento no procedimento que prepara uma carta consulta voltada para o programa de atração de investimentos no Piauí.

De acordo com a vice-governadora, a reunião tratou da elaboração do plano de investimentos voltados para rodovias, energias, fomento de exportação e importação. “Já havíamos iniciado anteriormente uma conversa sobre operação financeira no intuito de criar uma cultura de exportação no Estado. Hoje, discutimos a respeito da infraestrutura para a construção das instalações físicas do Porto Seco e acessos interligando a ZPE”, explicou.

Segundo José de Arimateia, a carta deve ser encaminhada para a Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), que é o órgão colegiado do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que identifica, examina e avalia as solicitações de financiamento externo. “Essa carta consulta deve ser encaminhada pelo Governador do Estado para a Cofiex, que fará a análise necessária. Após aprovada, eles comunicam ao banco indicado para o financiamento e o mesmo realiza a identificação, consulta e análise para fechamento do projeto e envio ao Governo Federal”, explicou.

Participaram do encontro Lucile Moura, assessora de Estratégica para Investimentos do Governo do Piauí; Raimundo Castro, assessor técnico da Sedet; Ted Wilson, presidente da Porto PI; Paulo Roberto, presidente da ZPE; Dinarte Porto, diretor-técnico da ZPE Parnaíba; Sérgio Miranda, superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento.

Publicidade

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS