Connect with us

POLÍTICA

Fábio Novo toma posse em secretaria e garante fomento da Cultura do Piauí

Publicado

em

Toma posse nesta segunda-feira (29) o mais novo secretário da Secretaria de Cultura do Piauí, deputado Fábio Novo. Ele vai administrar a pasta de governo que deixa de ser Fundação para se transformar em Secretaria. O parlamentar toma posse às 11h durante cerimônia no Palácio de Karnak. Também assumem novos gestores para a Agência de Fomento à Irrigação, Iapep, e outras três secretarias.

O secretário vai administrar a pasta que já possui diversos desafios a serem enfrentados e garantiu o fomento da cultura do Piauí, que para ele tem sido pouco valorizada. Um dos problemas que deve enfrentar no início da sua gestão é a realização do Encontro Nacional de Folguedos que em 2015 completaria 39 anos e foi cancelado.

“Conversei com o governador Wellington ainda no fim de semana para buscar uma nova medida e rápida porque nós temos festividades de folguedos que vão até o fim do mês de julho. Se ainda for possível realizar o evento, nós vamos sentar com a equipe para vermos se faz uma coisa bonita. Mas o folguedos continua no calendário de festas do estado”, contou.

Ele falou ainda sobre os desafios que deve enfrentar na mais nova cadeira do Governo. Ele contou que levantará todos os esforços possíveis para trazer recursos para a área da cultura no estado. Ele contou ainda que vai emprestar o mandato em favor da cultura do Piauí. Ele disse ainda que conhece vários artistas piauienses e que isso não será problema.

“O foco é no fomento da cultura. E fomentar a cultura é valorizar as nossas tradições. É preciso por exemplo criar na região de São Raimundo Nonato, uma escola permanente de sanfonas. Como vamos formar em Oeiras, a escolinha de bandolins. Então é fomentar as coisas do nosso fazer cultural para que elas aconteçam”, disse.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS