Connect with us

POLÍTICA

Governador abre IV Congresso Nacional do Cangaço em São Raimundo Nonato

Publicado

em

Ainda em cumprimento de agenda administrativa no município de São Raimundo Nonato, na tarde desta terça-feira (27), o governador Wellington Dias participou da solenidade de abertura do IV Congresso Nacional do Cangaço e visitou a exposição itinerante sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. O chefe do executivo estadual também autorizou a Secretaria Estadual de Cultura a elaborar um projeto para a construção de um centro cultural no município.

Abertura do Congresso Nacional do Cangaço( Foto: Camilla Melo)

Durante a sua fala, o governador ressaltou a importância do planejamento de ações turísticas. “Nós queremos tratar o turismo de forma planejada. Desse modo, queremos integrar os municípios pois um evento que acontece aqui também pode atrair turistas também para São João do Piauí, por exemplo. Por isso queremos viabilizar um centro de convenções em São Raimundo Nonato”, disse Wellington Dias.

Este ano, o IV Congresso Nacional do Cangaço tem como tema “Caatinga: Patrimônio natural e cultural”.  O evento idealizado pela  Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) com apoio das seguintes instituições: Sebrae, Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Piauí (IFPI), Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), Governo do Estado do Piauí, Diocese de São Raimundo Nonato e Prefeitura de São Raimundo Nonato.

O presidente da SBEC, Benedito Mendes, afirmou que este é um dia de muita alegria em São Raimundo Nonato. “É uma alegria enorme está participando da abertura do IV Congresso Nacional do Cangaço aqui e no mesmo da inauguração dessa grande obra que é o aeroporto internacional. É também uma grande alegria está aqui com o congresso e contribuir para a cultura desse povo”, comentou.

Ao visitar a exposição itinerante, Wellington Dias falou sobre a importância desse acervo ter vindo para o sertão piauiense. “A vinda dessa exposição para o coração do sertão do Piauí, São Raimundo Nonato, no momento em que temos aqui essa festa sobre os estudos do cangaço – pois Luiz Gonzaga cantava o cangaço em verso e prosa – é algo fundamental. Não acredito que tenha alguém que expressou de modo tão positivo o Nordeste para o mundo”, elogiou.

Publicidade

O curador da exposição e ex-produtor de Luiz Gonzaga, Reginaldo Silva, falou sobre o modo como a cultura nordestina foi difundida nas outras regiões do país. “Lampião andou e hoje é história. Ele é cultura e em todo país se fala sobre. Então, a cultura nordestina hoje está misturada. Lampião, Maria Bonita, João Cláudio Moreno e outros nomes importantes têm sua importância para todo o Brasil”, concluiu.

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS