Connect with us

POLÍTICA

Governador diz que seca causou prejuízos de R$ 2 bilhões no Piauí

Publicado

em

O governador Wellington Dias afirmou, durante cerimônia na Secretaria de Desenvolvimento Rural nesta terça-feira (3), que o prejuízo causado pela seca já ultrapassa R$ 2,1 bilhões na economia do estado, de acordo com a última estimativa do IBGE. O gestor disse que está preocupado com este cenário que afeta o PIB e pretende administrar a situação adotando medidas para recuperar a produção agrícola.

Dias acrescenta que alguns produtores tiveram que se desfazer seu rebanho e é preciso recuperá-lo. Outras medidas a serem adotadas são trabalhar a tecnologia de controle meteorológico e melhorar a estrutura de assistência técnica ao produtor que, de acordo com o governador, foi desmontada.

Sementes

O deputado federal e futuro secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, participou na manhã desta terça-feira (3), da entrega simbólica de sementes para produtores rurais piauienses, na sede da SDR, na zona norte de Teresina. O parlamentar afirmou que o governo do estado está distribuindo 300 toneladas de milho e feijão que devem beneficiar 45 mil famílias de norte a sul do estado.

 

 

Publicidade

Limma ressaltou que a distribuição vai ajudar a reduzir o prejuízo dos agricultores por conta da seca.  A região centro-norte, Floriano e Picos, irá receber milho e feijão. Já a região centrossul receberá apenas feijão.

A iniciativa tem uma parceria com técnicos da Emater e Embrapa. A expectativa é que os produtores comecem a colher em 180 dias.

O futuro secretário disse ainda que o Estado irá preparar um plano para que a distribuição de sementes seja antecipada para os meses de novembro e dezembro deste ano. Famílias beneficiadas dos programas Brasil sem Miséria.

O deputado destacou ainda que será preciso realizar a reestruturação no Emater órgão que, segundo ele, só está presente em cem municípios com veículos quebrados e sucateados.

 

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS