Connect with us

POLÍTICA

Governador participa da solenidade de revezamento da Tocha Olímpica

Publicado

em

Há 399 dias dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016, a tocha olímpica foi oficialmente apresentada na manhã desta sexta-feira (3), em Brasilia, em solenidade com a presença da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o governador do Piauí, Wellington Dias.

A tocha, criada pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, traz na sua forma detalhes que remetem aos morros do Pão de Açúcar do Rio de Janeiro, vai percorrer todos os Estados brasileiros – mais de 128 mil quilometros – a partir de maio 2016, iniciando por Brasília.

Trezentas cidades estarão no roteiro. Em 83 haverá pernoite da tocha. No Piauí, a tocha percorrerá as cidades de Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Altos, Teresina e São Raimundo Nonato.

Do Piauí, a tocha seguirá para o Norte e Centro Oeste do Brasil e depois Sul e Sudeste, chegando ao Rio de Janeiro no dia 5 de agosto de 2016, data da abertura dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016.

Carlos Arthur, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, destacou a Integração do evento e a tocha como esse simbolo que vai integrar o povo brasileiro aos Jogos.

Publicidade

O ministro do Esporte, George Hilton, poetisou, homenageou todos os atletas que disputarão os jogos e reafirmou: “teremos a maior olimpíada de todos os tempos e o mundo falará  dela por muitos e muitos anos”. Ele citou ainda o Centro Paralímpico Brasileiro, que está sendo construído em São Paulo.

Segundo o ministro, o Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgado há duas semanas, apontou que a população sedentária do Brasil chega a 45%. “Temos que acender a chama olímpica no coração dessas pessoas”, declarou.

Dilma

Para a presidente Dilma, a tocha traz responsabilidade e emoção. “O Brasil será o primeiro pais da América do Sul a sediar o maior evento esportivo da terra”, observou

Dilma fez uma relação do povo Brasileiro aos atletas. “Somos bons atletas na capacidade de não desistir, superar-se, se esforçar continuamente”, afirmou.

Publicidade

Piauí

O governador do Piauí, Wellington Dias, vai criar um Comitê da Tocha Olímpica que será integrado por diversas secretarias como Fundespi, Turismo, Cultura, dentre outras.

Ele quer associar o percurso da tocha aos pontos turísticos e históricos das Cidades por onde ela irá passar. “Será também uma oportunidade para homenagearmos a nossa medalhista olímpica, Sarah Menezes, e também os nossos medalhistas na educação”, adiantou.

Participaram também da solenidade os governadores do Rio de Janeiro, Pezão, e do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg;  o prefeito do Rio de Janeiro,  Eduardo Paz; atletas, patrocinadores oficiais Coca-Cola, Nissan e Bradesco.

 

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS