Connect with us

POLÍTICA

Governador participa de seminário estratégico para o Matopiba

Publicado

em

O governador Wellington Dias participa, nesta segunda-feira (29), em Palmas (TO), do Seminário Diálogo Brasil-Japão, Intercâmbio Econômico e Comercial em Agricultura e Alimentos para os Estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O evento é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e conta com a presença da ministra Kátia Abreu, dos governadores Marcelo Miranda (Tocantins) e Flávio Dino (Maranhão) e do vice-governador da Bahia, João Leão, entidades representativas do agronegócio, dentre outros.

O objetivo do seminário é apresentar a empresas japonesas as oportunidades oferecidas pelo agronegócio brasileiro, com destaque para o Matopiba.

A ministra Kátia Abreu destacou que a importância da realização do Diálogo Brasil-Japão, pois marca um momento histórico na relação entre as duas nações e inaugura novos tempos, sendo a agricultura o eixo central desse relacionamento. “As transformações ocorridas no Cerrado, a partir das políticas de modernização da agricultura implantadas na década de 70, possibilitaram uma nova configuração econômica na região, na expansão agrícola e na ocupação do Cerrado e fez com que esse território assumisse importância estratégica para o desenvolvimento de uma agricultura moderna com altos índices de produtividade”, ressalta Kátia Abreu.

Seminário Matopiba( Foto: Pedro Barbosa)

O governador Wellington Dias começou destacando o potencial mineral e energético do estado, sobretudo o eólico. “Saímos de zero para o quarto maior produtor de energia eólica do Brasil com potencial de expansão gigante. O vento é constante e forte. Durante o dia, o que não falta no Piauí é sol, portanto, energia solar. Estamos implantando agora o maior parque de energia solar no Brasil. Grandes investimentos casados com energia eólica”, comenta Dias, acrescentando que o Piauí deve alcançar, até 2018, cerca de 6 gigas de energia eólica e  aproximadamente  2 gigas de energia solar.Wellington destacou ainda que o Piauí é um estado com potencial em diversas áreas: animal e vegetal, produção de mel e turístico, com ênfase na Rota das Emoções, na região integrada do Piauí, Maranhão e Ceará e outra em fase de organização com os estados da Bahia, Tocantins e Maranhão. Com relação aos Cerrados, o governador do Piauí ressaltou que na área do Matopiba, o estado possui aproximadamente 4 milhões de hectares disponíveis para a produção, respeitando todos os cuidados e regras ambientais. “Temos primado, inclusive, acima da regra brasileira, com uma exigência de reserva mínima de 30% naquela região”, comentou o gestor.

Seminário Matopiba( Foto: Pedro Barbosa)

Durante pronunciamento, o ministro de Assuntos Internacionais da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, Hiromich Matsushima, reforçou importância do Brasil no cenário mundial. “É atualmente o terceiro maior país exportador de produtos agrícolas e tem um papel importantíssimo na segurança alimentar no mundo”, destacou o ministro.Ao final da solenidade, houve a assinatura do Memorando de Cooperação entre o Governo do Japão e o Governo da República Federativa do Brasil no campo da agricultura e alimentação, e anunciada a criação da Frente Estadual dos Deputados da Região do Matopiba e da Frente Municipalista dos Prefeitos da Região do Matopiba.

Publicidade

O encontro prossegue até esta terça-feira, 1º de março.

Confira aqui mais fotos do encontro.

Governo do Piauí

 

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS