Connect with us

POLÍTICA

Governador recebe prefeitos e diz que honrará recursos antigos

Publicado

em

Ao receber a carta de reivindicações dos prefeitos, o governador Wellington Dias falou que pretende firmar convênios e parcerias com empresas privadas, para fazer circular recursos no estado e desta forma ajudar os municípios com maiores repasses. Ele também disse que quer sanar as dívidas do governo anterior sobre o coofinanciamento da saúde e o transporte escolar.

“Reconhecemos, como governo do estado, que os prefeitos estão mais do que corretos em ter essa união para o enfrentamento das dificuldades, reafirmamos o nosso compromisso em estar juntos para buscar alternativas.

No momento, com a crise nacional, está mais difícil para os governos federal e estadual conseguirem recursos.Uma das alternativas é conseguir aprovar o pleito dos royalties que vai fazer com que os municípios recebam mais recursos. A outra questão é a dependência que os municípios têm em relação ao FPM, estamos tentando fazer uma reserva no primeiro semestre para poder suportar a carga de receita e depois que passarmos a fase de julho a setembro, conseguirmos honrar os contratos em atraso de pagamentos da gestão anterior”, explicou o governador. Outra alternativa apontada pelo governador, foi priorizar o andamento das obras inacabadas, porque de certa forma resolve alguns problemas dos municípios.

O governador também comentou que vai tratar com a presidente Dilma Rousseff durante o Fórum de Governadores, que acontece nesta sexta-feira (28) no Ceará, sobre como a União pode ajudar e quanto tem para aplicar nos municípios, que pode ser feita através de emendas individuais e de outras formas também, as quais Wellington Dias garante que a União dispõe.

O chefe do executivo propôs ainda a organização de um grupo de trabalho com representantes das prefeituras e dos municípios para tratar das demandas. Outra proposta da APPM, apresentada ao governador Wellington Dias, foi a criação do Fundo de Desenvolvimento dos Municípios.

Publicidade

20150827_111434

Segundo Arinaldo Leal, o estado do Pernambuco já dispõe desse fundo e faz o repasse anual de uma parcela do FPM para cada município. “A nossa proposta, sabendo das limitações do governo do Piauí hoje, é de que o fundo seja criado para fazer o repasse anual de dois terços do FPM para cada um dos 224 municípios. Embora não seja uma quantia vultuosa, esse fundo já ajudaria as prefeituras a conter suas dívidas”, finalizou pedindo mais uma vez para que o governador analisasse as propostas com atenção.

No encerramento da reunião, o presidente da APPM pediu para que o governador visse “com carinho” a questão dos déficits dos municípios e atentasse também para os 160 municípios que estão em estado de emergência por causa da seca, para que Wellington veja com urgência alternativas de ajudá-los.

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS