Connect with us

POLÍTICA

Governador se reúne com representantes da agricultura familiar do Piauí

Publicado

em

O governador Wellington Dias recebeu na manhã desta quinta feira (18), prefeitos, vice-prefeitos e representantes da Federação da Agricultura Familiar (FAF) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Piauí (Fetraf). Na pauta, reivindicações que beneficiem e melhorem o desenvolvimento da agricultura familiar no estado.

Para a reunião, os representantes dos movimentos sociais da agricultura familiar no Piauí solicitaram a presença dos representantes dos órgãos do da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria de Meio Ambiente (Semar), Secretaria da Educação (Seduc), Emater, Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e Secretaria de Governo (Segov).

As reivindicações apresentadas referem-se tanto à agricultura quanto à infraestrutura. Dentre as solicitações dos trabalhadores há a aquisição e instalação de 1.200 mil kits de irrigação para as pequenas propriedades de agricultores familiares; 400 cisternas para dar apoio à irrigação de hortas e pequenas irrigações; aquisição de recursos para implantação de 200 biodigestores nos assentamentos para geração de gás natural e energia renovável e sustentável e perfurações de poços tubulares para abastecimento de domicílios rurais.

O governador Wellington Dias, ao ouvir as solicitações dos trabalhadores, revelou ser importante a parceria do estado com os municípios e ainda esclareceu que é necessário setoriar as reuniões a serem realizadas posteriormente com os órgãos competentes para atender a cada solicitação. “Nesse momento é necessário dar solução aos projetos em andamento e firmar parcerias com os municípios para elaborarmos novos. Queremos fazer, a partir dessa reunião, uma agenda com os órgãos e os pontos referentes a cada secretaria ou órgão, nas diferentes áreas, para dar celeridade aos pedidos. Estamos abertos ao diálogo para as experiências bem sucedidas e estimular as entidades com cursos, capacitações, em áreas afins, para que a gente tenha um produto qualificado para ser vendido”, destaca.

O coordenador geral da Fetraf no Piauí, Antônio Chaves do Nascimento, revelou ser um momento importante ter a reunião com o governador e tem a expectativa de que os pedidos sejam atendidos. “Nossas propostas são simples, reais que precisam ser trabalhadas ainda esse semestre. Temos que mudar o jeito de fazer política no interior, olhar para a superação de crises. E esse momento é necessário para que o governador ouça as vozes do povo e atenda os nossos pedidos. Viemos com esse objetivo”, conclui.

Publicidade

 

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS