Connect with us

POLÍTICA

Governo do PI terá que explicar como vai gastar dinheiro de empréstimo

Publicado

em

Os deputados que fazem oposição ao governo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) querem explicações detalhadas de como serão gastos os mais de 320 milhões de dólares que foram contraídos por empréstimo junto ao Banco Mundial. O objetivo dos parlamentares é saber exatamente onde e como o dinheiro será investido.

O líder da oposição, deputado estadual Robert Rios (PDT), promete examinar com a destinação dos recursos com rigor. Segundo ele, os anos de experiência como delegado da Polícia Federal servirão para fortalecer o processo de fiscalização da quantia recebida pela administração estadual.

“Como deputado de oposição e como fiscal do governo eu ficarei o tempo todo acompanhando. Vou usar todo o conhecimento que eu aprendi e que eu guardei em 35 anos de policial federal para fiscalizar passo a passo esse dinheiro”, declarou o deputado.

O requerimento que cobra explicações do governo sobre a aplicação dos recursos é de autoria do deputado Rubem Martins (PSB). De acordo com o parlamentar, a fiscalização dos recursos é uma atribuição da Assembleia Legislativa e por isso o pedido foi apresentado.

“O povo do Piauí, através de seus representantes na Assembleia, precisa saber do governador Wellington Dias o que realmente vai ser aplicado e em que. Por isso apresentamos esse requerimento pedindo que seja, com muita clareza, mandado para esta Casa quais as linhas de aplicação e que ações serão utilizadas nesses recursos”, falou.

Publicidade

O secretário estadual de Fazenda Rafael Fonteles diz que a cobrança é legítima e todas as informações serão enviadas ao parlamento estadual. Ele assegurou que o contrato com o Banco Mundial será fielmente cumprido e as aplicações seguirão o que está previsto no documento.

“Nós iremos responder o requerimento mandando o contrato e as rubricas orçamentárias daquilo em que o recurso será aplicado e a população pode ficar absolutamente segura que o governo do estado irá cumprir fielmente o contrato celebrado com o Banco Mundial para aplicação da verba”, explicou o secretário.

O empréstimo
O montante de U$$ 320 milhões adquirido através do empréstimo será aplicado nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento rural, mobilidade urbana e meio ambiente. Cerca de 200 milhões já estão nas contas do governo do estado. O empréstimo corresponde a uma antecipação de receitas para o estado investir em áreas consideradas estratégicas.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS