Connect with us

POLÍTICA

Governo do Piauí pode criar fundo para ajudar os municípios

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) disse ontem que vai estudar a criação de um projeto de lei para criar um fundo estadual para ajudar os municípios piauienses, que enfrentam forte crise financeira desde 2008, quando começaram a sofrer queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recursos das prefeituras.

O ante-projeto de lei que cria o fundo foi entregue ontem a Wellington pelo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, no Palácio do Karnak, após uma caminhada de protesto de mais de 100 prefeitos piauienses contra a crise financeiras dos municípios.

DSC_0262

“Esse fundo seria semelhante ao que existe no Estado de Pernambuco, onde o Governo paga a cada um dos municípios daquele estado o equivalente a um mês de FPM do ano anterior. Como sabemos que o Piauí tem menos recursos, nossa sugestão é que o Estado possa contribuir com pelo menos 2/3 do FPM”, explicou Arinaldo Leal, na presença de vários prefeitos.

Wellington Dias anunciou que vai estudar a proposta através de um grupo de trabalho que será formado por integrantes do Governo do Estado, da Associação Piauiense de Municípios, da Assembleia Legislativa e de integrantes da bancada federal. “O grupo de trabalho também terá como objetivo ir a Brasília dialogar com o Governo Federal para rever algumas políticas econômicas que causam danos aos municípios”, explicou o governador.

 

Publicidade

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS