Connect with us

POLÍTICA

Governo garante liberação de R$ 30 milhões para Educação

Publicado

em

O governador Wellington Dias disse que o Governo do Estado firmou um acordo com a União para a liberação de 30 milhões de reais a serem investidos na área da educação, em obras, equipamentos, formação e qualificação profissional.

“Nós já temos 30 milhões em andamento, a meta é que possamos tratar de novos convênios até 2016”, revelou o governador.

Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (22), do Encontro Articulado do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/PI). Participaram do evento, a secretária da Educação, Rejane Dias; o presidente do FNDE, Idilvan Alencar; prefeitos; secretários municipais de Educação e técnicos das secretarias.

O encontro é realizado nesta terça (22) e quarta-feira (23) e tem por objetivo promover o atendimento institucional individualizado aos 224 municípios piauienses, além de apresentar palestras sobre programas e ações do FNDE desenvolvidas em articulação com o Estado e municípios.

Dias explicou que a meta é garantir as condições de destravar convênios do Ministério da Educação (MEC) com o Estado e municípios. “Isso para garantir que tenhamos recursos do Governo Federal para investir em estrutura física, equipamentos e qualificação para a qualidade na educação, que é objetivo principal”, frisou o chefe do executivo estadual.

Publicidade

A secretária da Educação Rejane Dias destacou que a Seduc vem trabalhando para a promoção de uma gestão administrativa eficiente, com a avaliação de desempenho dos profissionais da educação e o desenvolvimento de programas como o Pelotão Mirim e o Corujão Escolar (para garantir a segurança nas escolas), cursos preparatórios realizados por mediação tecnológica e a reforma do Liceu Piauiense. Rejane declarou ainda que é importante que os municípios estejam em dia com seus Planos Municipais da Educação e com o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Desenvolvimento do Turismo

Durante o evento, o governador revelou que, na segunda-feira (21), teve agenda em São Paulo com o secretario do Turismo, Flávio Nogueira, e o prefeito de Parnaíba, Florentino Veras, a fim de dar garantia à continuidade dos voos Teresina-Parnaíba. “Estamos negociando com a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) para permitir a utilização de uma aeronave maior. A Azul coloca que tem um fluxo de passageiros elevado e a aeronave que eles têm hoje abriga 45 lugares no máximo, o que não é possível dar conta da demanda. A empresa precisa de uma aeronave maior, para isso há a necessidade da autorização da Anac”, afirmou Dias.

O governador garantiu que o aeroporto de Parnaíba tem estrutura para realizar voos com grande quantidade de passageiros e que até fevereiro de 2016 a empresa deverá operar com uma aeronave maior.

Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS